segunda-feira, setembro 12, 2011

Prefeitura assina acordo para integrar Guardas Municipais da região - (09/09/2011)

Nesta sexta-feira, na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, em Santo André, foi assinado o acordo para a criação da rede de comunicação integrada entre as Guardas Civis Municipais do Grande ABC. A coordenação da rede será realizada pela Prefeitura de São Bernardo do Campo e a solenidade contou com as presenças do secretário de Segurança Urbana, da cidade, do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina de Luca Miki, e dos prefeitos de Diadema, Mauá e Santo André.

A iniciativa, que será implantada ainda neste mês, foi aprovada em 2010 pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania do Ministério da Justiça (Pronasci) e permitirá a comunicação permanente entre as Guardas Civis Municipais de São Bernardo, Santo André, São Caetano, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires. Entre os benefícios estão o rápido atendimento de ocorrências entre as divisas dos municípios e a ação conjunta das Guardas.

Para o projeto ser viabilizado, foram instaladas estações repetidoras em todas as cidades, e a Prefeitura de São Bernardo conseguiu junto à Anatel a aprovação e liberação de uma frequência específica de comunicação. "Para São Bernardo do Campo é uma satisfação muito grande ter sido protagonista desta conquista", completa o secretário.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, elogiou a iniciativa de São Bernardo do Campo. "Esta parceria é muito importante para o Ministério da Justiça e para as políticas de segurança pública. A segurança não é desafio apenas de uma unidade federativa, mas sim de cidades, estados e do País", afirmou.

Foram doados 65 rádios para cada cidade (50 para Ribeirão Pires), seis computadores e duas impressoras. O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura de São Bernardo e gerenciado pela Secretaria de Segurança Urbana, que coordena a Câmara Setorial de Segurança Municipal do Grande ABC e o Grupo de Trabalho de Segurança do Consórcio Intermunicipal. O investimento total no projeto foi de R$ 800 mil, com recursos do Pronasci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.