quinta-feira, setembro 22, 2011

Prefeito apresenta projeto de sistema de aproveitamento de resíduos no Energiplast - 21/09/2011

O Sistema Municipal de Aproveitamento e Valorização Energética de Resíduos Sólidos de São Bernardo do Campo será tema da palestra ministrada pelo prefeito do município nesta quinta-feira (22/9), às 11h15, durante o Energiplast – 2011 – Fórum Brasileiro de Reciclagem Energética de Resíduos Sólidos com Ênfase em Plásticos, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A ação segue as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída no ano passado, e contempla um novo modelo de gestão de limpeza urbana e a construção do Sistema de Processamento e Aproveitamento de Resíduos e Unidade de Recuperação Energética (SPAR-URE).

O resultado da licitação de Parceria Público-Privada (PPP), estimada em 30 anos, será divulgado no dia 17 de outubro. A empresa vencedora deverá oferecer ao município um sistema integrado de limpeza urbana, com qualidade e eficiência; implantar programa de coleta seletiva e de gestão de resíduos de construção civil; implementar e operar o Sistema de Processamento e Aproveitamento de Resíduos e Unidade de Recuperação de Energia (SPAR-URE-SBC); e remediar a área do antigo lixão do Alvarenga.

O chefe do Executivo de São Bernardo será o único prefeito a palestrar no evento, realizado no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), com a presença de dirigentes do Sindicato e parceiros. A Energiplast tem como objetivo propor alternativas para a situação da destinação dos resíduos urbanos, que hoje vão para os aterros sanitários, e destinação das sacolinhas plásticas .

O uso das sacolinhas também será tema da palestra do prefeito, que nesta quarta-feira (21/9) assinou com entidades representativas da indústria, do comércio e dos trabalhadores um acordo inédito para o uso racional das sacolinhas plásticas por meio do termo de cooperação técnica entre Plastivida, Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos, Instituto Nacional do Plástico (INP), Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis (Abief) e outras entidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.