quarta-feira, setembro 14, 2011

São Bernardo inicia neste sábado ciclo de discussões sobre o Patrimônio Imaterial - (13/09/2011)

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Cultura, dará início neste sábado (17/9) à série de palestras e mesas de discussões denominadas Ciclos do Patrimônio Cultural: Discutindo o Patrimônio Imaterial. Promovidas entre os meses de setembro a novembro, as atividades, gratuitas, têm como objetivo promover debates acerca das diversas formas de manifestação cultural e a busca de soluções para a preservação desse patrimônio.

O patrimônio imaterial é definido pela Organização das Nações Unidas (Unesco) como sendo as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.

De acordo com a Secretaria de Cultura, por essa questão ser bastante complexa e recente, o ciclo reflete a intenção de tratar o patrimônio imaterial de forma conjunta com seus diversos agentes, trazendo ao diálogo os que o estudam, os que enfrentam os desafios de sua preservação dentro dos órgãos competentes e, principalmente, aqueles que o praticam, ressalvando que nem sempre essas categorias estão separadas uma das outras.

O número de vagas para as palestras e mesa de debate é de 50 participantes, preenchidas por ordem de inscrição. A participação é gratuita e serão fornecidos certificados. O público alvo abrange conselhos e instituições voltados para a preservação do patrimônio cultural, pesquisadores, estudantes e demais interessados na área.

Neste sábado (17/9), às 15h, acontecerá a palestra Patrimônio Imaterial no Brasil: conceito, princípios e implicações, com Alberto Ikeda. Veja abaixo a programação completa:

Dia 17 de setembro (sábado), 15h
Local: Seção de Pesquisa e Documentação


Palestra: Patrimônio Imaterial no Brasil: conceito, princípios e implicações, com Alberto Ikeda, etnomusicólogo, professor e pesquisador do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP).


Dia 8 de outubro (sábado), 15h
Local: Pinacoteca de São Bernardo do Campo


Mesa de Debates: Festas Juninas: tradição e inovação de um dos eventos mais populares do Brasil; Festa Junina na Alameda Glória: homenagem a Luiz Marotti; Quadrilhas juninas: o sucesso de uma dança palaciana no Brasil, com Luciana Chianca, professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutora em Antropologia pela Université Bordeaux.


Dia 26 de novembro (sábado), 14h
Local: Seção de Pesquisa e Documentação



Palestra: Patrimônio Imaterial - reflexões e desafios na instrução dos processos de registro, com Luis Gustavo Molinari Mundim, analista de Gestão, Proteção e Restauro do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA MG), atualmente ocupando a Gerência de Patrimônio Imaterial.


Jongo Embu das Artes, relatos de experiência, com Mestre Sol, criador do grupo de Jongo de Embu das Artes.


Dia 26 de novembro (sábado), 16h
Local: Chácara Silvestre

Grupo de Jongo Embu das Artes – Apresentação do Grupo de Jongo Embu das Artes, fundado em 2008 pelos Mestres Sol e Bina. Durante a apresentação também serão mostrados o significado e sentido desta prática dentro de sua comunidade.


Endereços:

Seção de Pesquisa e Documentação
Alameda Glória, 197, Centro. Fone: 4125-5577

Chácara Silvestre
Rua Wallace Simonsen, 1800, Bairro Nova Petrópolis

Pinacoteca de São Bernardo do Campo
Rua Kara, 105, Jardim do Mar. Fone: 4125-2466

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.