quinta-feira, setembro 22, 2011

Prefeito assina acordo para uso racional de sacolas plásticas - 21/09/2011

O prefeito de São Bernardo do Campo e entidades representativas da indústria, do comércio e dos trabalhadores assinaram na manhã desta quarta-feira (21/9), no Salão Nobre do Paço Municipal, um acordo inédito para o uso racional das sacolinhas plásticas. O termo de cooperação técnica envolveu a Plastivida, Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos, Instituto Nacional do Plástico (INP), Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis (Abief) e outras entidades. O convênio também prevê a criação da Escola Nacional de Consumo Responsável, que vai promover ações de educação ambiental.

A iniciativa pretende substituir as sacolas plásticas de supermercado por outras recicláveis, de maior qualidade e capacidade. Os supermercados da cidade devem receber sacolinhas específicas para materiais orgânicos e para recicláveis, a fim de que o consumidor consiga separar adequadamente o lixo em sua residência.

"Hoje, o consumidor utiliza duas sacolas plásticas em um supermercado para embalar uma garrafa de refrigerante. Com uma sacola mais forte, ele poderá embalar o mesmo produto em apenas uma sacolinha. E também poderá utilizar essas sacolas em casa", disse o secretário de Gestão Ambiental.

Um dos principais braços desse convênio é o lançamento da Escola Nacional de Consumo Responsável, que será coordenada pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e Gestão Ambiental. O programa, inédito, funcionará virtualmente e servirá de base para desenvolver conceitos de sustentabilidade em todo o País. Isso porque o modelo desenvolvido irá contemplar treinamentos à distância, com material didático, games e quadrinhos educativos online.

A Escola poderá ser acessada gratuitamente via internet, por meio do portal www.escoladeconsumoresponsavel.com.br, que trará módulos específicos destinados a educadores, estudantes, profissionais do varejo e gestores de meio ambiente. Caberá à Prefeitura coordenar, em articulação com as demais entidades, as ações a serem desenvolvidas.

O convênio envolve ainda Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras nas Indústrias Químicas, Petroquímicas, Farmacêuticas, Tintas e Vernizes, Resinas Sintéticas e Explosivos do ABC, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra e Clube dos Diretores Lojistas (CDL).

Outra iniciativa inovadora da Prefeitura a fim de dar uma destinação final às sacolinhas é o novo Sistema Integrado de Manejo e Gestão de Resíduos, que prevê a implementação de um Sistema de Processamento e Aproveitamento de Resíduos e uma Unidade de Recuperação de Energia (SPAR-URE), a usina de geração de energia a partir do lixo. Segundo o prefeito, nesse caso, as sacolinhas serviriam como matéria-prima para a usina, fechando o ciclo final do material de origem petrolífera, hoje usado para a sua produção. O edital da Parceria Público-Privada para o sistema já foi lançado e prevê, além da usina de energia, toda a reformulação da coleta de lixo e limpeza das ruas da cidade. Com isso, São Bernardo torna-se o primeiro município a se enquadrar na nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída no ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.