O programa de inspeção veicular da Prefeitura de São Bernardo do Campo, o Orientar, está realizando a avaliação de emissão de poluentes em ônibus de empresas de transporte da cidade. O serviço terá continuidade até o dia 16 de setembro. A ação, coordenada pela Secretaria de Gestão Ambiental, acontece durante uma semana em cada empresa.
Nesta etapa, a inspeção está sendo realizada nas empresas Bonini, Diadema Transportes e na Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).
De acordo com o secretário de Gestão Ambiental, Gilberto Marson, a intenção é orientar as empresas, uma vez que essa iniciativa não tem caráter obrigatório, nem punitivo. "Os ônibus que forem reprovados na inspeção serão orientados a realizar a manutenção necessária e, depois, fazer o comparativo", explica.
São Bernardo é uma das primeiras cidades do Estado a realizar esse tipo de inspeção. O programa teve início em março de 2010 e conta com o apoio da Secretaria de Transportes e Vias Públicas e Serviços Urbanos, em parceria com a Petrobras.
Além de economizar combustível, a manutenção preventiva minimiza a emissão de poluentes, oferece maior durabilidade aos veículos, caminhões e ônibus e diminui os custos com a saúde pública e doenças provenientes de poluição atmosférica.
Particulares – A próxima inspeção gratuita para os veículos de passeio será realizada de 19 a 23 de setembro, na Avenida Robert Kennedy, em frente ao nº 1.465 (sentido Praça Giovanni Breda – Avenida Piraporinha).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por deixar sua opinão.