sábado, outubro 15, 2011

Rotativo de São Bernardo disponibiliza novas vagas no Nova Petrópolis - 13/10/2011



A autarquia Rotativo São Bernardo, que gerencia o sistema de estacionamento rotativo na cidade, está aumentando a oferta de vagas no bairro Nova Petrópolis, que passará das atuais 60 para 250. A iniciativa é uma demanda dos comerciantes e profissionais liberais estabelecidos no local, a fim de democratizar o uso de espaços públicos e melhorar a acessibilidade a área de comércio, serviços e lazer na região.

A previsão é que o serviço comece a funcionar a partir do dia 24 de outubro. As novas vagas terminaram de ser sinalizadas nesta terça-feira (11/10) pelo Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), sendo distribuídas 13 para pessoas com dificuldade de locomoção, 17 para idosos, 4 para ambulantes, 17 para motos e 199 para uso comum do sistema rotativo.

As vias beneficiadas são as ruas Dom Luiz, Dom Pedro II, Dom Pedro Mariano, da Imperatriz, João Mitestainer, Alameda Princesa Isabel, além das avenidas Imperatriz Leopoldina e Imperador. Com as novas vagas, a rotatividade, que antes era de aproximadamente 150 carros, passará para 900. 

De acordo com o diretor do Rotativo, após a solicitação dos comerciantes, foi feito um estudo de demanda e rotatividade das vagas existentes na região que constatou a necessidade. Atualmente, existem em São Bernardo 3 mil vagas de estacionamento rotativo.

Comerciante da Avenida Imperatriz Leopoldina há 26 anos, Alvaro Pelosini acredita que as novas vagas vão resolver o problema dos comerciantes e moradores do Nova Petrópolis. "Muitos funcionários que trabalham em torno da Rua Marechal Deodoro deixam seus carros o dia inteiro nas ruas adjacentes, e isso prejudica os comerciantes do bairro e seus clientes, que acabam tendo dificuldades para estacionar", observa. 

Serviço - O sistema funciona desde 2005 e concede ao usuário 10 minutos para regularizar o veículo na vaga com cartão ou removê-lo. Após o limite (vencimento do cartão) é concedido o mesmo prazo. Caso isso não aconteça, o condutor poderá receber o aviso de tolerância do qual pagará R$ 20. A hora no sistema custa R$ 2.

As vagas de estacionamento são fiscalizadas por 248 bolsistas, e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. O recurso arrecadado é utilizado para custeio operacional do sistema e nos programas sociais da Fundação Criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.