domingo, outubro 09, 2011

Prefeito torna realidade transformação no Sítio Bom Jesus com a entrega 72 apartamentos e Parque Linear - 08/10/2011



 
Prefeito torna realidade transformação no Sítio Bom Jesus com a entrega 72 apartamentos e Parque LinearO prefeito de São Bernardo do Campo entregou na manhã deste sábado (8/10), a primeira de quatro etapas do Projeto de Urbanização Integrada do Alvarenga (PAC) na região do Sítio Bom Jesus. Nesta fase, foram entregues 72 unidades habitacionais das 878 contratadas, um centro comercial com 10 lojas para reposição de pontos de comércio removidos e o primeiro trecho do Parque Linear de recuperação ao longo do Córrego Alvarenga. Somente no Sítio, serão construídos 344 apartamentos de 42m². 

Considerada a principal intervenção do município em área de proteção e recuperação ambiental da Represa Billings, a obra, iniciada em março de 2010, e estimada em R$ 68,5 milhões, irá contemplar um total de 2.514 famílias. Além do Sítio Bom Jesus, o projeto prevê a urbanização de outros três assentamentos precários: Alvarenga Peixoto, Divinéia-Pantanal 1 e 2 e Jardim Ipê. O projeto teve sua aprovação ambiental baseada na nova legislação estadual, conhecida como Lei Específica da Billings.

"Hoje é um dia de muita alegria para todos nós do governo e para os moradores dessa localidade. Antes as famílias sofriam com as enchentes e com os ratos invadindo os barracos. Além de ser um tremendo desrespeito aos moradores, essa situação acabava com a dignidade das pessoas. Hoje podemos ver a primeira parte dessa transformação pela qual o bairro vai passar", ressaltou o prefeito.

A previsão é que as ações sejam totalmente concluídas até o final de 2012, já que o processo é dividido em quatro etapas. As intervenções combinam a produção de 878 novas unidades habitacionais com obras de infraestrutura, equipamentos e serviços públicos que abrangem mais 610 famílias residentes em unidades que serão consolidadas e regularizadas. 

Melhorias - São executadas ainda ações de regularização fundiária e de trabalho social com os moradores. O projeto implica também na melhoria da qualidade do acesso a políticas sociais básicas, já que inclui a construção de Centros Comerciais, parques, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e reforma de um campo de futebol. 

"Vale registrar que esta primeira entrega é importante e especialmente simbólica. Por meio dela estão sendo atendidas famílias que anteriormente viveram anos na região, em áreas de constantes inundações ou em imóveis bastante precários no local onde os edifícios estão sendo construídos, e também porque se inicia a recuperação ambiental da área", destaca a secretária de Habitação. A mudança das famílias deve ter início no dia 18 deste mês.

Para Divanir Soares dos Santos, uma das moradoras contempladas com um dos apartamentos entregues nesta primeira fase e que recepcionou o prefeito em sua nova moradia, esse dia vai ficar gravado em sua memória para sempre. "De tanto conviver com ratos e insetos por vários anos, hoje só de ouvir falar me dá pânico. Felizmente tudo isso agora é passado e de hoje em diante minha vida terá outro significado. Estou muito feliz e emocionada", disse a moradora, com os olhos lacrimejados.

Parque Linear e Centro Comercial - Durante a solenidade de entrega dos apartamentos no Sítio Bom Jesus neste sábado, o chefe do Executivo também entregou aos moradores do bairro a primeira etapa do Parque Linear construído no trecho da encosta do Córrego Alvarenga, que passou por obras de canalização. O espaço conta com playground, ciclovia e praça, além de projeto paisagístico. 

Outra melhoria foi um mural de arte urbana de 191 metros, em grafite, produzido por artistas da região, e a construção de um centro comercial com dez lojas.

A segunda etapa do parque linear será inaugurada junto com a conclusão da quarta e última etapa do Projeto de Urbanização Integrada do Alvarenga (PAC Alvarenga), prevista para 2012.

Também estiveram na solenidade o vice-prefeito e secretário de Cultura, representantes da Caixa Econômica Federal, do Ministério das Cidades, além de vários secretários municipais e políticos da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.