sábado, outubro 15, 2011

Reforma e Revitalização da Prainha irão alavancar turismo no Riacho - 14/10/2011


As obras de requalificação e reforma da Prainha do Riacho Grande, em São Bernardo do Campo, vão dar uma nova imagem para a região. Prevista para ser concluída em setembro de 2012, a intervenção conta com recursos da ordem de R$ 7 milhões provenientes do Ministério do Turismo e contrapartida de aproximadamente R$ 570 mil da Prefeitura.

Com o objetivo de promover o turismo e a requalificação urbana do Riacho, além de contribuir para o desenvolvimento econômico local, o projeto implica na requalificação da orla; novos píeres; mobiliário urbano; realocação e requalificação dos quiosques; brinquedos; sistema de coleta seletiva em vários pontos, entre outras.

A obra teve início na Praça Octavio Liduar, onde está sendo construída uma edificação para sanitários e vestiários, além de uma sala para sede administrativa. Na orla já foi iniciada a fundação de concreto para os novos decks e construção do muro de arrimo na Praça Bombeiro Giancarlo Massoni, onde também estão sendo executadas obras de drenagem.

Ainda estão previstos um Centro de Informações Turísticas; construção de deck para banho de sol; tratamento paisagístico e vestiários e sanitários. A Prainha, tradicional espaço de turismo náutico na Represa Billings, ganhará nova comunicação visual com a instalação de sinalização diferenciada para os turistas. 

A área de paisagismo também passará por revitalização por meio do plantio de gramados, espécies ornamentais e mudas de espécies nativas, nova iluminação, microdrenagem superficial e remanejamento e implantação de redes de água e esgoto. O equipamento de lazer e turismo oferecerá acessibilidade por meio da implantação de rampas, gradis e demais adequações. 

De acordo com a diretora de turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Bernardo, um dos maiores destaques do projeto de revitalização da Prainha será a criação de uma rua de pedestres (Avenida da Prainha) para implantação de diversas estruturas urbanas voltadas ao desenvolvimento do turismo local, como banheiros com vestiários e depósitos, locais para trailer de comércio em geral (alimentos e artesanatos), paisagismo qualificado e reestruturação total do viário local, além do Centro de Informações Turísticas. Alguns dos diferencias do projeto são a implantação de piso intertravado e banheiros subterrâneos. 

Para viabilizar a implantação deste projeto, também estão em desenvolvimento, pela Secretaria de Transportes e Vias Públicas, estudos visando a criação de bolsões de estacionamento e mudanças no viário, bem como um plano de gestão voltado ao desenvolvimento do turismo local envolvendo moradores e comerciantes, com a finalidade de chamar a responsabilidade da comunidade para a manutenção desses espaços. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.