sexta-feira, outubro 21, 2011

Prefeitura leva ação integrada a moradores do Conjunto Três Marias neste sábado (22/10)

Os moradores do Conjunto Habitacional Três Marias, no Bairro Cooperativa, em São Bernardo do Campo, recebem neste sábado (22/10) uma megaoperação batizada de Viver Melhor. A ação é coordenada pela Secretaria de Habitação e integrada com mais oito secretarias, além da Fundação Criança e Coordenadoria de Ações para a Juventude (Cajuv). Neste dia não irão faltar atividades culturais, práticas esportivas, serviços de beleza, cadastro gratuito para emprego e atendimentos da saúde, entre outros.

A atividade, que será promovida das 10h às 17h na Rua da Constelação, s/nº, próximo aos blocos 21, 22 e 23, trata-se da primeira de uma série de ações integradas que a Prefeitura irá realizar em todos os territórios onde mantém intervenções na área habitacional. A finalidade é integrar os diversos programas sociais desenvolvidos pelas secretarias de forma a potencializar os resultados de cada um e garantir a melhoria da qualidade de vida da população local.

A programação é bastante extensa e tem opções para todas as idades. Serão 260 funcionários envolvidos. Entre as atividades agendadas nas 14 tendas que serão instaladas, se destacam o projeto Expresso Lazer, com muita animação, música, jogos e brincadeiras; Ecomóvel da Secretaria de Gestão Ambiental; Espaço do Trânsito com Ciclovia; atividades culturais (dança, teatro e incentivo a leitura); inscrições em cursos profissionalizantes, no Movimento de Alfabetização (MOVA) e nos cursos da Cajuv, em oficinas de break, mini half, apresentações culturais e de clown (palhaços).

Já a Fundação Criança levará ao local Tenda Literária, pintura em rosto e inscrições nos Programas Contando História e Rotativo. Os jovens e adultos também terão vez, já que serão oferecidos serviços gratuitos como plantão do Banco do Povo; cadastro manual para qualificação de mão de obra; cadastramento no Cartão Legal (Bilhete Único de São Bernardo); cadastramento no Cadastro Único, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, e na Central de Trabalho e Renda para vagas de emprego e emissão de carteira profissional.

Os participantes também podem aproveitar para dar um trato no visual. Na ocasião, alunos do Núcleo de Imagem Pessoal, dos cursos profissionalizantes da Educação, farão corte de cabelo e penteados nos moradores.

Na Tenda da Saúde haverá aferição de pressão arterial e glicemia capilar, saúde bucal, orientação da equipe do programa de DST/AIDS e programa De Bem com a Vida (práticas corporais), além de equipe do programa Consultório de Rua, com orientações para jovens voltadas à redução de danos (dependência de álcool e drogas).

De acordo com a responsável pela Divisão de Trabalho Social da Habitação, a proposta do Viver Melhor é concluir de maneira participativa o diagnóstico de vulnerabilidades e potencialidades do território. "A partir de uma mobilização das ações já existentes, pretendemos garantir uma atuação intersetorial de apoio que amplie o alcance desses programas de forma contínua, a fim de subsidiar a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Socioeconômico Local", cita.

Conjunto Três Marias - Até o momento já foram entregues 528 unidades de um total de 1.236 moradias no Conjunto Habitacional Três Marias, por meio de contrato do PAC Pró-Moradia, do Governo Federal. As famílias são originárias de moradias de área de risco ou em condições precárias em núcleos como Sítio Bom Jesus, Alvarenga Peixoto, Divinéia, Pantanal I e II e Jardim Ipê. Elas enfrentavam falta de estrutura nas suas casas, medo de enchentes e desabamentos e a convivência com esgoto a céu aberto.

Além das habitações, o conjunto tem toda a infraestrutura necessária como sistema viário e pavimentação, drenagem, sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário, energia elétrica e iluminação pública, além de paisagismo.

Programação:

10h30 – Realização do Diagnóstico Participativo com moradores para levantamento de vulnerabilidade e potencialidades do território do Três Marias

11h – Workshop de Dança de Salão com os mestres Ataliba (samba rock, gafieira, entre outras)

13h – Peça infantil "Festa no Céu", com a Cia. Fuxico de Teatro

14h – Grupo Batucando, da Fundação Criança

15h – Grupo de Break e Jazz das oficinas do Cajuv

16h – Orquestra de Viola Caipira de São Bernardo do Campo

16h40 – Apresentação dos resultados do Diagnóstico Participativo

17h - Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.