segunda-feira, outubro 31, 2011

São Bernardo promove campanha de prevenção do câncer de colo do útero e de mama - 27/10/2011

A Prefeitura de São Bernardo do Campo realizará na semana de 31 de outubro a 5 de novembro, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, a campanha de diagnóstico precoce do câncer de colo do útero e de mama.

A campanha, voltada a todas as mulheres na faixa de 25 a 59 anos, será realizada nos horários de funcionamento das UBSs, com exceção de quarta-feira (2/11), feriado de Finados. No sábado (5/11), as unidades abrirão exclusivamente para a campanha, das 8 às 17 horas.

Haverá coleta para o exame de papanicolau, que é um procedimento rápido e indolor. O material colhido segue para exame laboratorial e o resultado fica pronto em até 20 dias. Nos exames com diagnóstico positivo, o tratamento pode ser feito pelo médico da própria UBS, e dependendo da gravidade, a paciente é encaminhada para o Centro de Atenção Integral da Saúde da Mulher (Caism).

A Secretaria de Saúde espera realizar 7 mil exames para detecção do câncer de colo do útero até dezembro. Na campanha anterior, realizada em março, durante a Semana da Mulher, 6,3 mil pacientes foram examinadas. Nos outros meses, a média de exames é de 2,5 mil a 3 mil por mês.

Para fazer o papanicolau, a mulher não pode estar menstruada e deve ficar em abstinência sexual por 24 horas antes da coleta do material. Recomenda-se também que não seja usada pomada vaginal até três dias antes do exame.

Exame de mama – Além da coleta de material para a detecção do câncer de colo de útero, as UBSs também farão avaliação para a descoberta do câncer de mama. O exame também é simples e indolor e consiste na apalpação da mama para a verificação da existência de nódulos. Caso haja alguma suspeita, a usuária é encaminhada para a realização do exame de mamografia, que não apresenta fila de espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.