sexta-feira, outubro 21, 2011

São Bernardo sedia seminário sobre indústria de defesa e segurança - 20/10/2011

Mais de 300 pessoas entre empresários, políticos, acadêmicos e representantes de diversos setores da iniciativa privada e órgãos públicos participaram nesta quinta-feira (20/10) do seminário As oportunidades da indústria de defesa e segurança para o Brasil e a Região do ABC, no Espaço Anchieta, em São Bernardo do Campo. O evento integra a política da Prefeitura de fomentar no município uma nova indústria ligada ao setor de defesa e segurança, incentivando novos investimentos e a geração de empregos.

O seminário, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, contou com a presença do prefeito de São Bernardo, que falou sobre a importância de abrir espaço a discussões sobre a forma de participação dos municípios interessados no setor de defesa. "Devemos pensar em fontes de financiamento e de que forma São Bernardo e o ABC podem fazer parte desse processo, seja por meio do nosso parque industrial, seja por meio das nossas instituições de ensino, e de que maneira poderemos fortalecer ainda mais o parque produtivo regional. Para isso, pretendemos implantar um parque tecnológico com foco nas indústrias de defesa, petróleo e gás, entre outros nichos", aponta.
Para o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, o encontro foi extremamente oportuno. "Temos um movimento importante de estruturação da indústria de defesa e fomento à inovação tecnológica. Sem um esforço marcante que aumente a escala de produção, não conseguiremos dar um salto no setor. Estamos plenamente alinhados com a política de reaparelhamento das Forças Armadas, e o ABC reúne todas as condições para ser um grande centro de suprimentos voltado ao setor de defesa nacional", cita.

No caso de São Bernardo, que lidera uma política de atração de investimentos desta indústria para a região, já houve alguns avanços. Um dos exemplos é a implantação do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro, inaugurado em maio deste ano e que já conta com 30 projetos em análise.

No período da tarde, o seminário contou a mesa técnica Panorama e Oportunidades da Indústria de Defesa no Brasil, constituída pelo BNDES, FINEP, ABDI, Abimde e Comdefesa, e ainda com rodada de relacionamento e networking empresarial e colóquio acadêmico entre instituições de ensino superior (UFABC e FEI), mediadas pelo ITA e IME.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.