segunda-feira, outubro 17, 2011

São Bernardo realiza campanha de prevenção contra o câncer bucal - 17/10/2011

A Prefeitura de São Bernardo realiza, entre os dias 17 e 21 de outubro, o IV Abra a Boca para a Saúde, campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal e das DST/Aids, no Poupatempo São Bernardo. Durante a semana, profissionais da Saúde orientarão a população sobre a prevenção do câncer bucal, Aids, hepatite e doenças sexualmente transmissíveis, além de realizarem exame bucal e teste rápido para hepatite C.

Os pacientes com diagnóstico positivo serão encaminhados ao serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital de Ensino Anchieta ou ao Programa de DST/Aids de São Bernardo e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

O câncer de boca inclui casos nos lábios, língua, bochechas, gengivas, céu e assoalho da boca. Segundo os especialistas, o autoexame bucal é fundamental para diagnosticar a doença precocemente, pois cerca de 80% dos pacientes que procuram tratamento já se encontram em estágios avançados da doença, dificultando a possibilidade de cura. As incidências maiores deste tipo de câncer são nos homens com mais de 40 anos que fumam ou bebem.

A campanha também conta com a participação dos cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal das Unidades Básicas de Saúde. O Poupatempo fica na Rua Nicolau Filizola, 100, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.