Para sensibilizar e despertar a curiosidade de estudantes na rede estadual de ensino sobre a qualidade do ar no meio ambiente urbano, a Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Gestão Ambiental está desenvolvendo o projeto Educação Ambiental para a Percepção da Qualidade do Ar.
A ação foi iniciada em julho com a instalação de panos brancos nas fachadas de 29 escolas estaduais do município. O objetivo é trabalhar as 5ª séries, além das instituições de ensino que já tiveram contato com os trabalhos da Seção de Programas de Educação Ambiental, utilizando como critério a localização e distância entre as escolas.
Em setembro, teve início a medição da qualidade do ar, através de avaliação das cores dos panos pela ONG Terra Viva. Ao final do projeto, todas as amostras de pano serão recolhidas para ser feita a comparação e desenvolvidas metodologias e estratégias para envolver os estudantes nas questões ambientais relativas à qualidade do ar. Também será produzida uma apostila, voltada para o professor de ciências, que indicará as atividades que poderão ser desenvolvidas em sala com os alunos.
Com o resultado obtido, será elaborado um mapa temático com a localização das escolas e o resultado de cor da bandeira. Esse material será entregue nas escolas e viabilizará o debate sobre a ocupação do território e a qualidade de vida da população.
As avaliações, resultados e observações propiciadas por essa pesquisa serão objeto de um seminário voltado aos professores de ciências e coordenadores pedagógicos, que acontecerá no dia 25 de outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por deixar sua opinão.