O prefeito de São Bernardo do Campo assinou nesta terça-feira (4/10) a ordem de serviço para o início das obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque São Bernardo. Uma das demandas eleitas pela população durante o processo do Orçamento Participativo (OP) da Prefeitura, as intervenções tiveram início logo após a assinatura do documento e a previsão é que as obras estejam concluídas em oito meses. A nova unidade receberá investimentos estimados em R$ 1,4 milhão e saltará de uma área de 416,08 m² para 925,52 m², mais que o dobro da capacidade atual. O projeto da reforma e ampliação da unidade prevê fachada padronizada, recepção com capacidade para abrigar até 70 pessoas, espaço de acolhimento, sala destinada à equipe de agentes comunitários de saúde e apoiadores, brinquedoteca, sala para uso da comunidade com entrada e saída para a rua e acessibilidade para pessoas com deficiência.
"Estamos adequando as UBS´s da cidade em sua qualidade e também na capacidade de atendimento. Queremos deixá-las em boas condições para que a população possa utilizá-las com mais qualidade", afirma o prefeito.
Com as obras, a unidade passará ainda a contar com reforma dos consultórios existentes, adequação dos espaços conforme concepção assistencial, sala de saúde mental, escovódromo, fraldário, ampliação dos consultórios odontológicos e sala de reuniões.
"Essa ordem de serviço é mais importante ainda por fazer parte do Orçamento Participativo. Depois de mais de duas décadas sem uma reforma, vamos melhorar a UBS do Bairro", completa o secretário de Saúde.
Ampliação da equipe – As intervenções implicam ainda a ampliação do atendimento, já que a UBS terá maior infraestrutura e espaço físico bem mais amplo e confortável. Além disso, ganhará reforço na equipe de profissionais.
A partir da reforma, a estrutura do equipamento passará a contar com três equipes de Saúde da Família; três equipes de Saúde Bucal (hoje é apenas uma), com três cirurgiões-dentistas; três auxiliares de Saúde Bucal; três técnicos de Saúde Bucal; três generalistas; três ginecologistas; três pediatras; seis enfermeiros (hoje são dois); 12 auxiliares e técnicos de enfermagem; um farmacêutico; um auxiliar de farmácia; um psicólogo; quatro recepcionistas; um oficial administrativo; quatro auxiliares de limpeza; 25 agentes comunitários e um agente de controle de endemias.
A UBS possui cerca de 30 mil usuários cadastrados e, além do Parque São Bernardo, atende os moradores do Alto da Boa Vista, Jardim Industrial e Jardim Floral.
Durante o período de obras, os usuários da UBS serão atendidos provisoriamente em outras duas unidades. A maior parte dos serviços será na UBS Jardim Farina (Rua Maria Josefa Mendes, 15). Na UBS São Pedro (Rua da Comunidade, 100) ficará o psicólogo, um dos ginecologistas e a equipe de saúde bucal.
Outras UBS´s – Cinco UBS´s da cidade já estão funcionando totalmente reformadas e equipadas: Jardim das Oliveiras, Santa Cruz, Finco, São Pedro e Ferrazópolis. Já as unidades do Rudge Ramos, Batistini, Taboão, Paulicéia e Parque São Bernardo estão em obras que serão concluídas nos próximos meses.
Outras quatro unidades começarão suas obras ainda neste ano: Orquídeas, Planalto, Nazaré e Alves Dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por deixar sua opinão.