terça-feira, fevereiro 14, 2012

São Bernardo distribui bituqueiras para conscientizar fumante sobre descarte de cigarro

Com o mote A Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo adverte: fumar faz mal à saúde e descartar a bituca corretamente é sua obrigação com o meio ambiente, a Secretaria de Gestão Ambiental iniciou, na manhã desta segunda-feira (13/2), a campanha ´Bituca no chão, não´ que será realizada até 17 de fevereiro, em vários pontos da cidade.

A campanha distribuiu, com a bituqueira, duas mensagens de alerta à população: "Uma bituca de cigarro acesa em um mato seco é o suficiente para provocar queimada em toda uma área" e "20 bitucas de cigarros em 10 litros d´água produzem 1 litro de esgoto". Segundo técnicos ambientais, uma bituca de cigarro demora cerca de cinco anos para se decompor no meio ambiente.

De acordo com o secretário de Gestão Ambiental, Giba Marson, a ação visa aprofundar a ideia de que todos são responsáveis pela proteção à natureza, mesmo ao não descartar de forma irregular as bitucas de cigarros.

"Os pequenos gestos fazem a diferença quanto se trata de defesa do meio ambiente. A distribuição de bituqueiras é uma maneira inteligente e responsável de alertar o fumante sobre o descarte adequado", explica.

A campanha é realizada em parceria com as seções de Projetos Ambientais e Educação Ambiental da própria secretaria. Só neste dia de campanha foram entregues 1,4 mil bituqueiras.
A moradora do Jardim Silvina Maria Rut Silva Campos, de 62 anos, achou a iniciativa extremamente importante. "Como fumante, sempre me preocupei com a limpeza da minha cidade. Por isso, com esta bituqueira, não preciso mais guardar as minhas bitucas de cigarro dentro da bolsa ou da carteira. Sei que o mais importante é deixar de fumar, mas, enquanto isso não acontece, vou fazer a minha parte com o descarte responsável", diz Maria.

O evento termina na próxima sexta-feira (17/2), quando será realizado em três locais. Durante a manhã, das 9h às 12h, no Terminal Ferrazópolis e à tarde, das 13h30 às 16h, ocorrerá simultaneamente no Terminal Centro e na Rodoviária João Setti.

Programação

Dia Horário Locais do evento

13/2 10h às 16h Praça Matriz

14/2 9h às 16h Rede Fácil e Paço Municipal

15/2 9h às 16h Poupatempo

16/2 9h às 16h Praça Lauro Gomes

17/2 9h às 12h Terminal Ferrazópolis

17/2 13h30 às 16h Terminal Centro/ Rodoviária João Setti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.