domingo, fevereiro 05, 2012

Lançamento de guia, site e sinalização vai incrementar potencial turístico de São Bernardo

São Bernardo do Campo se prepara para entrar definitivamente no mapa do turismo nacional a partir da próxima terça-feira (7/2). A Prefeitura irá lançar três novos e importantes produtos que irão incrementar o potencial turístico da cidade, alavancar os negócios e ajudar a divulgar os principais roteiros, equipamentos e serviços não apenas para turistas em território nacional, mas também além das fronteiras do País. 

O evento de lançamento do Guia Turístico Oficial do Município, Site de Turismo de São Bernardo do Campo e Projeto de Sinalização Turística será realizado no Salão Nobre do Paço Municipal (19º andar), às 9h, pelo prefeito, e contará com a presença da imprensa, empresários e pessoas ligadas ao trade de turismo na região, além de diversas autoridades. As novas ferramentas integram uma série de ações que já vêm sendo desencadeadas pela atual Administração, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, com a proposta de impulsionar o segmento, considerado uma das áreas estratégicas deste governo. 

Site – O site www.turismosaobernardo.com.br, elaborado pela Prefeitura em conjunto com a iniciativa privada, por meio do Grupo de Turismo de São Bernardo, foi custeado entre parceiros e empresas que compõem o trade turístico local. O grupo tem sede e coordenação junto ao Departamento de Turismo e Eventos da Prefeitura e tem por finalidade apoiar o poder público no desenvolvimento, promoção e divulgação do setor em âmbito municipal e regional. 

Com um layout moderno e interativo, o site reúne dicas de lugares para comer, se divertir e se hospedar no município. O internauta também poderá navegar pela galeria de fotos e vídeos, acessar um breve histórico da cidade e dados sobre eventos, se cadastrar para receber notícias e acompanhar novidades referentes ao segmento por meio das principais redes sociais. 

Guia Turístico – Já o Guia Turístico trata-se de um mapa lúdico colorido em duas versões (português e inglês), que traz uma lista com 32 endereços do município, divididos entre as seguintes áreas de interesse: alimentação, hospedagem, dança e diversão e serviços, além de telefones úteis. Para a elaboração do material, a Prefeitura realizou um chamamento público para convidar empreendimentos interessados a participar da iniciativa.

Foram desenvolvidos elementos visuais que ajudam a identificar mais facilmente os 32 pontos do mapa, como por exemplo a imagem de um capacete para ilustrar a localização do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, ou o desenho de um peixe para visualização da Rota do Peixe. O valor do investimento foi de R$ 50 mil e contou com recursos da iniciativa privada. Ao todo, foram confeccionados 85 mil exemplares, que serão distribuídos junto a empresários do setor, acadêmicos, órgãos públicos, eventos e feiras. 

É possível encontrar esse material ainda no Centro de Informações Turísticas situado na Cidade da Criança (Espaço Redenção), hotéis, parques, restaurantes e demais pontos estratégicos do município. 

A exemplo do site, o mapa também conta com dicas de onde se hospedar, comprar, comer e se divertir, bem como endereços de casas de câmbio, locadoras de veículos, pontos de táxis e agências de viagem, entre outros serviços. 

Sinalização – O projeto de sinalização turística, iniciada em julho do ano passado, visa a colocação de 452 placas para sinalizar 36 pontos turísticos considerados relevantes para a municipalidade e região do ABC. A ação, já em fase final, é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e Secretaria de Transportes e Vias Públicas e envolve recursos da ordem de R$ 1 milhão, sendo R$ 585 mil do Ministério do Turismo e contrapartida de R$ 515 mil da Prefeitura. 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, além de insuficiente e sem padronização, a sinalização anterior estava defasada e em desacordo com o Guia Brasileiro de Sinalização Turística do MTur. "O projeto visa proporcionar melhor identificação dos locais de interesse para o setor, colaborando com sua divulgação, orientação, conservação e preservação, permitindo ainda a democratização do acesso aos bens culturais e sua valorização pela comunidade", destaca. 

Entre os endereços constantes nos novos produtos a serem apresentados no próximo dia 7 pela Prefeitura destacam-se a Igreja da Matriz, Chácara Silvestre, Cidade da Criança, Parque Estoril, Prainha do Riacho Grande, Estádio Primeiro de Maio, Pinacoteca Municipal, Pavilhão de Exposições Vera Cruz, teatros, rotas gastronômicas e parques, entre outros equipamentos. 





Serviço:


Lançamento do Guia Turístico Oficial do Município, Site de Turismo de São Bernardo do Campo e Projeto de Sinalização Turística

Dia: 7 de fevereiro (terça-feira)

Horário: 9h

Local: Salão Nobre do Paço Municipal de São Bernardo (19º andar) 

Endereço: Praça Samuel Sabatini, 50, Centro 

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