segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Prefeito participa da tradicional Pisa da Uva no Bairro Taboão

O prefeito de São Bernardo do Campo participou nesta sexta-feira (24/2), da tradicional Pisa da Uva, na vinícola Catedral do Vinho, no Bairro Taboão. Aproximadamente 50 pessoas estiveram presentes no processo promovido pelo vinicultor Manuel Rodrigues de Almeida, um dos produtores de vinho da cidade. No total, foram amassados 6,5 mil quilos de uva adquiridas de produtores do Sul do Brasil, que resultaram na produção de cerca de 4,5 mil litros de vinho.

O chefe do Executivo afirmou que esta é uma tradição muito importante para São Bernardo, que possui muitas colônias de imigrantes italianos e portugueses. "A partir disso, queremos montar uma Rota do Vinho na cidade, onde sejam realizadas visitas e degustação. Estamos trabalhando para que a ideia seja constituída nos próximos anos", esclareceu.

Hoje em dia, poucos são os produtores de vinho que utilizam a pisa da uva. Durante o processo, que deve ser feito de forma sincronizada para garantir a eficiência do trabalho, os "pisadores" devem estar descalços para amassar as uvas. Todo o ritual é feito em um tanque chamado Lagar. O vinho deverá ficar pronto para beber entre sete a oito meses.

De acordo com Almeida, não existe máquina que substitua o pé do homem. "Com o pé, amassamos o bago e a pele da fruta de forma que eles fiquem diluídos completamente. Quanto mais tempo deixamos fermentar o vinho, com o menos possível de açúcar, mais condições terá de expelir as bactérias prejudiciais a saúde, o que resultará num melhor resultado do produto", disse.

O vinicultor, que veio de Portugal da Vila de Barqueiros em 1958, iniciou a prática aos cinco anos, estimulado por pais e familiares. Em São Bernardo, mantém a tradição há 24 anos, confeccionando a bebida artesanalmente sempre no início do ano, quando a safra da uva chega do Sul do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.