sexta-feira, fevereiro 03, 2012

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes será neste domingo (5/2) com participações especiais

A tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes de São Bernardo do Campo será celebrada este ano no dia 5 de fevereiro (domingo) com algumas participações especiais. Em 2012, a cidade comemora os 59 anos da realização da primeira. Este é um dos eventos religiosos mais tradicionais da região do ABC e que, desde 2010, integra o calendário de festejos do município.

Esta edição contará com as presenças do flutuador da TV Globo Dan Robson e de seis atletas do Clube de Canoagem do município (Canber), cujo treinador é o húngaro Àkos Angyal, técnico da Seleção Brasileira de Canoagem Feminina. Eles acompanharão de caiaque a saída da imagem a partir da orla da Prainha do Riacho Grande sentido Diadema. Além das tradicionais missas, os fieis assistirão a uma apresentação especial da Orquestra de Viola Caipira de São Bernardo.

A programação tem início às 9h, com a celebração eucarística na Paróquia São João Batista, localizada na Rua Henrich Nordoff, s/n, no Centro do Riacho Grande, seguida da procissão pelas ruas do bairro, apresentação dos violeiros e procissão náutica pela represa Billings no sentido Diadema. Às 17h, a festividade culmina com a missa na Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, na avenida homônima, número 144, no Bairro Eldorado.

Em 2011, o evento, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, reuniu cerca de 3 mil fieis. Para o flutuador Dan Robson, que treina com seus caiaques duas vezes por semana na região do Parque Estoril, a festa ajuda na conscientização pela preservação da Billings. "A proposta desse evento vai além do aspecto religioso. Ao participar, pretendo unir esporte e ecologia a fim de alertar sobre a importância da conservação da natureza", comenta.

História - A fé e a designação em Nossa Senhora dos Navegantes teve início no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente com os portugueses que a trouxeram para o Brasil. As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. Maria era vista como protetora das tempestades e demais perigos que o mar e os rios ofereciam. No Brasil, a devoção à Nossa Senhora dos Navegantes teve início em 1953, quando os primeiros habitantes da região construíram uma capela para trazer proteção a todos os frequentadores da represa Billings. A partir daí, iniciou-se a tradição de se realizar uma procissão náutica e terrestre em homenagem à padroeira, sempre no primeiro domingo de fevereiro. Em 1978 a procissão foi suspensa, voltando a acontecer 17 anos depois a pedido dos fieis.

Programação

9h – Celebração eucarística na Paróquia São João Batista

10h30 – Início da procissão pelas ruas do Riacho Grande

11h30 – Apresentação da Orquestra de Viola Caipira de São Bernardo

13h30 – Início da procissão náutica pela represa Billings no sentido Diadema

17h – Missa na Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, em Diadema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.