segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Moradores do Jd. das Oliveiras recebem orientações sobre proibições para a área

O prefeito de São Bernardo do Campo se reuniu na manhã deste sábado (25/2) com cerca de 300 moradores do Jardim das Oliveiras para orientar a população local sobre as medidas que devem ser adotadas na região. A área está localizada em um antigo lixão clandestino e, segundo um levantamento da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), feito em 1995, o local possui benzeno e outros materiais pesados no solo.

No encontro, entretanto, que também contou com a presença da secretária de Orçamento e Planejamento Participativo, e do secretário de Gestão Ambiental, foi explicado aos moradores que uma nova coleta realizada em dezembro pela companhia não registrou contaminação. Porém, o processo ainda corre no Ministério Público.

"Estamos aqui para ajudar o bairro. É uma continuidade das conversas que tivemos com vocês anteriormente e também da necessidade que o local tem de não ter mais casas e cômodos construídos, pois isso pode atrapalhar o andamento do processo", afirma o prefeito, que destacou que novas amostragens serão coletadas nas próximas semanas.

A Administração ainda pediu aos moradores que respeitem várias orientações, como não haver consumo e captação de água subterrânea, manter as áreas impermeabilizadas com concreto e/ou asfalto, não possuir horta, não construir novas residências, escavações ou ampliações sem um estudo prévio de estabilidade geotécnica e não criar animais para consumo.

O geólogo Fernando Fernandes, da empresa BTX, que presta consultoria à Prefeitura, afirma que os moradores precisam colaborar para que a área não seja mais classificada como contaminada pelo Ministério Público. "As coletas mostraram que a contaminação não existe mais. Porém, ainda precisamos que os moradores colaborem para que possamos vencer essa batalha", afirma.

Em novembro do ano passado, a Administração anunciou o investimento de R$ 2,5 milhões para a extração de gases existentes no Jardim das Oliveiras, beneficiando diretamente 800 famílias da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.