sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Rebaixamento da Lions está 70% concluído

O rebaixamento e o alargamento da Avenida Lions estão 70% concluídos e deverão ser finalizados em março deste ano, conforme o cronograma da Prefeitura de São Bernardo. Uma das obras viárias mais importantes de São Bernardo, o projeto prevê a construção de três faixas de circulação na pista expressa e duas marginais, uma em cada sentido. A intervenção, que teve início em abril de 2010, vai melhorar o trânsito na região e o acesso à Via Anchieta e às cidades vizinhas de Santo André e Diadema.

A Avenida Lions tem um volume diário médio de cerca de 40 mil veículos em cada sentido. A circulação pela Avenida Senador Vergueiro, Rua Brasil e Avenida Vivaldi, que hoje cruzam a Lions em nível e apresentam tráfego intenso, será feita em menor tempo após a conclusão da obra.

Em sua etapa final, estão sendo construídas as pistas marginais no sentido Diadema/Santo André, no trecho acima da Rua 27 de Abril, e finalizado o novo viaduto da Rua Brasil. Além disso, estão sendo executadas as paredes de contenção nas áreas das pistas centrais da Lions no trecho acima da Avenida Senador Vergueiro e a continuidade da escavação para o rebaixamento.

De acordo com o secretário de Transportes e Vias Públicas, a escavação na área central da pista está sendo parcial, de modo que permita a construção das paredes de contenção. " serviço já foi realizado na transposição do corredor Centro/Rudge Ramos sob o Anel Viário Metropolitano, que tem início no Viaduto Rotary até a Praça Indu Rovay. Após o término dos trabalhos, será executada a escavação total" disse.

Dos 78 imóveis desapropriados, seis ainda estão dependem de decisões judiciais, mas isso não vai atrapalhar o andamento das obras. A intervenção está orçada em R$ 34,5 milhões, dos quais 70% têm financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Alternativas – Com o fechamento da Av. Senador Vergueiro em função das obras na Lions, a Prefeitura instalou placas de orientação sobre as rotas alternativas para o motorista. No início de janeiro foi aberto o novo Viaduto Vivaldi, que cruza a Lions e permite a travessia de veículos e pedestres no sentido Centro-Bairro. Já no sentido Bairro-Centro, o trânsito está sendo desviado da Vergueiro pela Rua 13 de Maio e Rua 24 de Maio, onde foi criado um cruzamento provisório com a Av. Lions. A Lauro Gomes está operando nos dois sentidos.

Drenagem – A Prefeitura está construindo uma rede de drenagem nas pistas centrais para evitar inundações nos locais. A nova rede de drenagem terá uma declividade suficiente, de forma que as águas provenientes das chuvas no trecho rebaixado possam seguir o curso por ação da gravidade, desaguando no reservatório existente sob o Viaduto Rotary.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.