domingo, fevereiro 05, 2012

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes reúne mais de mil pessoas no Riacho Grande


Festa de Nossa Senhora dos Navegantes reúne mais de mil pessoas no Riacho GrandeMais de mil pessoas participaram neste domingo (5/2) da tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes de São Bernardo do Campo, que este ano completa 59 anos. O evento, que contou com a presença do São Bernardo do Campo e outras autoridades municipais, teve início no Riacho Grande com a celebração eucarística na Paróquia São João Batista, proferida pelo Padre Nilson, seguida de procissão pelas ruas do Distrito, apresentação dos violeiros e procissão náutica pela represa Billings sentido Diadema. 

A festividade será encerrada com uma missa na Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 144, Bairro Eldorado, em Diadema.

"Este tipo de evento é importante porque reforça a cultura de paz, a participação e confraternização das famílias, e ajuda na construção de valores de fraternidade, e isso é fundamental", frisou o chefe do Executivo, lembrando que em 2010 a data foi inserida no calendário de festejos do município.

Para a edição deste ano a atividade contou ainda com as presenças do flutuador da TV Globo, Dan Robson, e de atletas do Clube de Canoagem do município (Canber), cujo treinador é o húngaro Àkos Angyal, técnico da Seleção Brasileira de Canoagem Feminina.

História - A fé e a designação em Nossa Senhora dos Navegantes teve início no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente com os portugueses que a trouxeram para o Brasil. As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. Maria era vista como protetora das tempestades e demais perigos que o mar e os rios ofereciam. 

No Brasil, a devoção à Nossa Senhora dos Navegantes teve início em 1953, quando os primeiros habitantes da região construíram uma capela para trazer proteção a todos os frequentadores da represa Billings. 

A partir daí, iniciou-se a tradição de se realizar uma procissão náutica e terrestre em homenagem à padroeira, sempre no primeiro domingo de fevereiro. Em 1978 a procissão foi suspensa, voltando a acontecer 17 anos depois a pedido dos fiéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.