28/02/2012 | |
Por: Júlio Gardesani (julio@abcdmaior.com.br) |
Ao todo, serão realizadas 20 reuniões com a participação da população A Prefeitura de São Bernardo inicia na próxima quinta-feira (01/03) a organização do OP (Orçamento Participativo) de 2012. A primeira reunião preparatória será no Centro de Referência do Idoso, a partir das 19h. No primeiro encontro, a Administração do prefeito Luiz Marinho (PT) debate com as associações de moradores de bairro os processos para a realização das plenárias que, neste ano, serão deliberativas; ou seja: a população poderá definir onde a Prefeitura irá aplicar parte da arrecadação em 2013. Ao todo, serão 27 encontros preparatórios. Sete deles (somando a primeira reunião) serão com lideranças municipais, como sindicalistas, acadêmicos, empresários, religiosos e partidos políticos, além de presidentes das associações de moradores. Outras 20 reuniões serão realizadas nas regiões do OP, para que a população também se integre ao processo de preparação. “Nesses primeiros encontros não será votado e nem deliberado nada. O que vamos fazer é informar a população sobre como proceder para manifestar sua opinião durante as plenárias do OP”, afirma a secretária de Orçamento e Planejamento de São Bernardo, Nilza de Oliveira. A participação da população na elaboração da peça orçamentária teve início eM São Bernardo após a eleição de Marinho, em 2009, quando a Prefeitura realizou o PPA (Plano Plurianual) participativo, que traçou as metas da gestão para os próximos quatro anos. Em 2010, durante o segundo ano de seu governo, Marinho deu início ao OP. As plenárias deliberaram 63 demandas, sendo 58 incorporadas ao orçamento de 2011, o que correspondeu a R$ 504 milhões em investimentos (16,8% do total da peça orçamentária). As plenárias realizadas no ano passado foram de prestação de contas. O OP de São Bernardo realiza plenárias deliberativas a cada dois anos. Entre as demandas definidas pela população em 2010, algumas já foram entregues, como a reforma do estádio 1° de Maio e a ampliação de UBSs (Unidades Básicas de Saúde). |
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