quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Bloco da Saúde e agentes distribuirão 40 mil preservativos no carnaval de São Bernardo

O bloco do Programa Municipal DST/Aids e hepatites, da Secretaria de Saúde de São Bernardo, desfila prevenção e muita informação no próximo sábado (11/2), a partir das 10h, para conscientizar os foliões neste Carnaval. A concentração será na Praça Lauro Gomes (Rua Marechal Deodoro, s/nº, Centro), e segue pela Rua Marechal Deodoro até a Esplanada do Paço Municipal (Praça Samuel Sabatini, 50, Centro).

De acordo com a Prefeitura, mil agentes comunitários de saúde serão mobilizados neste dia, quando irão reforçar a campanha de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), Aids e hepatites por meio de orientações, material informativo e distribuição de preservativos masculinos (camisinhas). Também haverá distribuição de água aos foliões. A Escola de Samba Fúria Negra irá animar o bloco da prevenção no desfile do próximo sábado. O alvo principal da ação será o público jovem, especialmente o de 14 a 29 anos. Também neste sábado, um quiosque com material informativo do programa permanecerá na Esplanada das 10h às 14h.

Neste carnaval serão disponibilizados cerca de 40 mil preservativos para a população, que trarão, inclusive, o telefone do Centro de Testagem do Programa de DST/Aids e hepatites (Disque CTA 0800 7723233). O desfile oficial será realizado nos dias 18 (sábado) e 19 (domingo) deste mês, na Avenida Aldino Pinotti, próximo ao Paço Municipal. A equipe contará ainda com um quiosque nas imediações da passarela do samba, quando 50 agentes comunitários de saúde, por dia, efetuarão ações preventivas, com a entrega de preservativos e material educativo. Cerca de 50 mil pessoas são aguardadas nesta edição do carnaval.

Alerta - O alerta ao público jovem sobre vulnerabilidades às DSTs e Aids ocorre amparado nos dados epidemiológicos do município. Do total de casos notificados pela rede pública de saúde desde 2007, 36% correspondem a pessoas de 14 a 29 anos de idade. Nessa faixa etária, o número de casos é maior entre as mulheres casadas e homossexuais. Foram registrados 1.630 casos de DSTs – sífilis, úlcera genital, corrimento cervical (mulheres) e uretral (homens), condiloma e herpes genital –, e 959 casos de Aids.

O Centro de Testagem fica na Avenida Armando Ítalo Setti, 402, no Bairro Baeta Neves. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 4126-9800.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.