quarta-feira, dezembro 14, 2011

UBS Vila Mussolini é a próxima a ser reformada e ampliada

A população da Vila Mussolini, no Rudge Ramos, ganhará uma Unidade Básica de Saúde completamente reformada e ampliada. A obra, prevista para ser iniciada no segundo semestre de 2012, faz parte de uma série de melhorias que estão sendo realizadas pela Prefeitura em 29 UBSs da cidade. A ação é necessária porque a maioria das 32 unidades existentes encontra-se em estado precário de conservação.

Apesar de ter boa estrutura, o prédio da UBS, construído há 43 anos, não comporta os ambientes necessários para o atendimento à população, conforme exigido pela política da Atenção Básica. Com a ampliação, o equipamento de saúde passará a contar com equipes de Saúde Bucal e de Saúde da Família.

O investimento médio na reforma e ampliação de uma UBS está sendo de aproximadamente R$ 1,5 milhão. Uma emenda parlamentar do deputado Alex Manente (PPS), aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo, já garantiu R$ 100 mil.

As obras incluem revisão elétrica e hidráulica, pintura interna e externa, nova padronização visual da fachada, construção de sala de reuniões para a comunidade, salas para os apoiadores e agentes comunitários, banheiros adaptados, brinquedoteca e decoração com painéis fotográficos que retratam moradores da comunidade.

As unidades do Núcleo Santa Cruz, Ferrazópolis, Fincos e São Pedro passaram por reforma recentemente. Estão em obras as UBSs do Rudge Ramos, Batistini, além de outras sete unidades que serão inauguradas em 2012.

Ampliação da equipe – A partir da reforma, a estrutura do equipamento passará a contar com duas equipes de Saúde da Família, ampliadas com dois médicos clínico geral, dois ginecologistas e dois pediatras, além de duas equipes de Saúde Bucal, cada uma com dois cirurgiões dentistas, dois técnicos e dois auxiliares. Atualmente, a unidade possui 26 profissionais e 21 agentes comunitários de Saúde.

A UBS tem 17.155 pacientes cadastrados e realiza cerca de 1.200 atendimentos mensais. Além da Vila Mussolini, sua área de abrangência compreende os bairros Parque dos Meninos, Vila Marisa e Vila Vivaldi.

Atualmente, a unidade conta com duas equipes de Saúde da Família e presta atendimento em pediatria, ginecologia, clínica geral, neurologia infantil, homeopatia, acupuntura, psiquiatria, psicologia e assistência social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.