segunda-feira, dezembro 05, 2011

Trabalhadores fazem fila em busca de oportunidades na 1ª Feira de Emprego

Cerca de 8 mil pessoas compareceram, neste sábado (3/12), das 9h às 16h, à 1ª Feira de Emprego de São Bernardo do Campo. O evento, que ocorreu na Central de Trabalho e Renda (CTR), no Centro, teve como objetivo oferecer à população 5 mil vagas de emprego, cursos de capacitação, elaboração de currículo, emissão de carteira de trabalho, dicas para entrevistas e cuidados com a saúde bucal e estética, fundamentais na hora da contratação para um posto de trabalho e que muitas vezes não são levados em conta pelo candidato.

A feira contou com a participação de 20 agências de emprego e entidades para a oferta de serviços, como Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae), Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Centro de Formação e Integração Social (CAMP), Faculdade Anchieta e Alpha Enfermagens.

De acordo com o diretor da Central de Trabalho e Renda, "a feira bombou". "A expectativa das agências de emprego e empresas parceiras, filiadas ao Sindprestem, é contratar cerca de 20% das pessoas que participaram do evento. Pretendemos realizar, no próximo ano, mais duas feiras como esta para permitir que os candidatos possam conhecer as vagas disponíveis no mercado, direcionar seus currículos e cadastrá-los na CTR", afirmou.

O evento é uma parceria com o Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo (Sindprestem), que já efetuou atividade similar em Suzano, Americana, Botucatu e Sorocaba com grande sucesso, totalizando mais de 19 mil candidatos em busca de emprego.

Depoimento -Com o ensino fundamental completo, Ingrid Rodrigues de Souza Soares, 21 anos, moradora do Jardim Limpão, em São Bernardo, foi à feira em busca de uma vaga no mercado de trabalho. "Hoje é muito difícil arranjar um emprego, principalmente quem não tem escolaridade. Estou desempregada há mais de um ano e, após passar pelo atendimento, acredito que tenho grandes chances de conseguir uma vaga", disse.

A mesma opinião é compartilhada por Ellen Kosimenko, 22 anos, moradora do bairro Utinga, em Santo André. "Com o evento, fica mais fácil conseguir um emprego que atenda à minha necessidade, pois tenho vontade de trabalhar e aprender. No entanto, as empresas têm que ter pessoas capacitadas em libras, por exemplo, para oferecer um bom treinamento a funcionários como eu, com deficiência auditiva."

Durante a feira, os candidatos participaram de palestras sobre empregabilidade, receberam orientação sobre higiene, cuidados com os dentes e prevenção de doenças relacionadas à saúde bucal. A ação contou ainda com corte de cabelo e manicure gratuitos, disponibilizados pela Divisão de Educação Profissionalizante da Secretaria de Educação, e medição da pressão arterial dos visitantes pela Alpha Enfermagens.

Para a realização da 1ª Feira do Emprego, houve um mutirão de 130 pessoas, entre funcionários da CTR, agentes recrutadores, psicólogos, selecionadores e grupo de apoio. A Secretaria de Educação (Divisão de Educação Profissionalizante e de Jovens e Adultos) e a Secretaria de Saúde também ofereceram seus serviços. E a Secretaria de Desenvolvimento Econômico levou ao espaço a Sala do Empreendedor, Economia Solidária e o Banco do Povo (regional de São Bernardo).

Serviço – A Central de Trabalho e Renda fica na Rua Marechal Deodoro, 2.316, no Centro. Atualmente, conta com 826 vagas disponíveis, sendo 78 destinadas a pessoas com deficiência. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a quinta-feira, e às sextas-feiras, das 8h às 15h (limite de 300 senhas). O telefone é 4128-1230.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.