domingo, dezembro 11, 2011

Prefeito inaugura Banco de Alimentos de São Bernardo


Prefeito inaugura Banco de Alimentos de São Bernardo
O prefeito de São Bernardo do Campo inaugurou, nesta sexta-feira (9/12), o Banco de Alimentos da cidade. Ele é resultado de um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Ao todo, foram investidos em obras e equipamentos cerca de R$ 723 mil, sendo 60% recursos do governo federal e o restante do município.

O banco está instalado no Galpão B da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), na Avenida Redenção, 271, no Centro. Quem quiser doar alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, leite em pó, óleo ou macarrão, pode procurar o local.

De acordo com o prefeito, esta será uma experiência fantástica. "Vi bancos espalhados por outros lugares e é um passo muito importante para discutirmos a reeducação alimentar e o atendimento para as famílias que necessitam", afirmou o chefe do Executivo.

O banco tem como objetivo arrecadar alimentos por meio de parcerias com comércios e estabelecimentos de armazenagem e processamento.

"É um papel importantíssimo a cidade ajudar famílias que necessitam de complementação alimentar. Temos parceria com vários supermercados e vamos fazer do Banco de Alimentos uma maneira de discutirmos a questão da alimentação saudável", afirma a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania.

Após a seleção e classificação, os alimentos serão distribuídos gratuitamente para entidades assistenciais do município, de acordo com suas reais necessidades de consumo.

O programa também ministrará, às instituições atendidas, treinamentos teóricos (palestras) e práticos (oficinas culinárias) direcionados à manipulação, aproveitamento integral dos alimentos (utilização de partes não convencionais como cascas, folhas e talos) e o consumo adequado. O objetivo é combater a desnutrição e subnutrição.

Arrecadação - Com o objetivo de arrecadar para o Banco de Alimentos, os Amigos de Neymar vão enfrentar os Amigos de Paulo Henrique Ganso no próximo dia 23 de dezembro, às 17h, no Estádio Primeiro de Maio.

Para o torcedor assistir à partida, basta trocar dois quilos de alimentos não perecíveis até 22 de dezembro em algum dos vários postos de troca espalhados pela cidade, como a Secretaria de Esportes e Lazer, estádios do Baetão e Primeiro de Maio, Sam´s Club, Lojas Coop, Supermercados Wal Mart e D´Avó e a loja C&C, da Avenida Kennedy. Vale ressaltar que a troca de ingressos será realizada apenas entre os dias 12 e 22 de dezembro e, no dia da partida, não haverá possibilidade de adquirir entradas. 

Parcerias – Para firmar parceria, as entidades sociais e ou comissão de moradores de núcleos habitacionais deverão atender aos seguintes requisitos:

1) Desenvolver ações de inclusão social, que atendam a grupos populacionais vulneráveis, como os de creches, asilos, albergues e entidades educacionais;

2) Entidades de atendimento a famílias que desenvolvam ações de promoção social, tais como: cursos profissionalizantes para adolescentes, jovens e adultos, capacitações de modo geral, ações de geração de renda e de acompanhamento a famílias em vulnerabilidade e carência alimentar e nutricional;

3) Apresentar estrutura adequada para a retirada, manipulação e armazenamento dos alimentos, tais como espaço físico, caixas plásticas, veículo, entre outros;

4) Atender pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional, residentes no município de São Bernardo do Campo e que estejam preferencialmente em áreas de exclusão social, conforme mapa da Secretaria de Assistência Social;

5) Estar localizada em regiões que ainda não tenham atendimentos do Programa Banco de Alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.