sexta-feira, dezembro 02, 2011

Sou de São Bernardo e não quero sair daqui, afirma Hugo Hoyama


Sou de São Bernardo e não quero sair daqui, afirma Hugo Hoyama
São 42 anos de idade e 35 de uma gloriosa carreira construída em São Bernardo do Campo. Foi aos sete anos que o mesa-tenista Hugo Hoyama começou sua carreira no tênis de mesa e, desde o início, passou a treinar na cidade. Considerado o maior atleta da história do município, nem passa pela sua cabeça mudar para outra cidade.

"Eu sou são-bernardense. Cresci aqui e tenho a cidade como minha casa. Não quero sair e sempre tive uma recepção muito boa. O prefeito Luiz Marinho e o secretário de Esportes e Lazer, José Luiz Ferrarezi, sempre me tratam muito bem e, mesmo quando eu parar de jogar, vou querer continuar ajudando o esporte do município", afirma o atleta, campeão dez vezes em Jogos Pan-Americanos representando o Brasil.

A carreira vitoriosa teve início em uma brincadeira. "Eu comecei a jogar no intervalo das aulas da escola japonesa em que estudava. Meus amigos começaram a treinar tênis de mesa no Centro de Treinamento Cláudio Kano, no Estádio Primeiro de Maio, e um dia eu vim junto. Aí, vi o pessoal batendo bola. Gostei e vim jogar uma vez por semana. O técnico viu a minha facilidade para treinar e que eu era canhoteiro, o que é difícil de encontrar. Com oito anos, passei a vir todos os dias. Estudava à tarde e treinava das 6h às 10h. Depois, dos 11 aos 17 anos, fui estudar de manhã e treinar das 14h às 22h", completa.

A sua lista de títulos é extensa. Segundo Hoyama, são mais de 500 medalhas e 250 troféus, incluindo os dos Jogos Abertos do Interior e os dos Jogos Regionais, ambos conquistados por São Bernardo do Campo, em 2011, após 38 anos de jejum.

"Foi muito legal. O tênis de mesa sempre está entre os primeiros colocados, mas esse ano foi excepcional na minha carreira. Fui campeão e porta-bandeira dos Jogos Pan-Americanos, vencemos os Jogos Regionais e os Jogos Abertos do Interior", diz.

Para o mesa-tenista, a estrutura que São Bernardo oferece para os atletas propiciou as conquistas dos títulos em 2011. "Há prefeituras que optam por ajudar mais o esporte e outras não. E a atual Administração colocou na cabeça que era importante que São Bernardo se tornasse um polo do esporte brasileiro. E o resultado foi esse: campeão dos Jogos Abertos do Interior e dos Jogos Regionais", afirma Hugo Hoyama.

Com delegação forte, São Bernardo se prepara para fazer bonito no esporte também em 2012. Segundo Hoyama, a cidade passa a ser olhada de outra forma pelos rivais. "Sempre que uma equipe vence, as outras vão querer batê-la. Pelo que o nosso prefeito e secretário falaram, eles manterão a ajuda ao esporte para continuar a nossa hegemonia", destaca. "Se cada um jogar o seu melhor, as condições de chegar em primeiro são grandes."

Com 42 anos de idade, Hoyama começa a pensar na aposentadoria. "Quero participar das Olimpíadas de 2012 e, depois, ver o que vou fazer. Pretendo chegar em Londres. Depois, vou pensar. Por São Bernardo, quero, pelo menos, jogar mais três, quatro ou cinco anos", afirma o mesa-tenista. Ele mantém Instituto Hugo Hoyama, que tem como objetivo colocar o tênis de mesa nas escolas municipais e descobrir novos talentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.