terça-feira, dezembro 06, 2011

A 1ª Exposição Fotográfica Itinerante de Crianças e Adolescentes Desaparecidos ficará em exposição na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), de 5 a 9 de dezembro deste ano. Composta por 34 imagens distribuídas em painéis, com crianças e adolescentes desaparecidos da região metropolitana de São Paulo, o material também conta com 44 fotografias exibidas por um projetor. Destas, nove constam do cadastro municipal do Programa Reencontro – Serviço de Enfrentamento ao Desaparecimento de Crianças e Adolescentes, da Fundação Criança –, sendo quatro delas consideradas enigmáticas, com paradeiro totalmente desconhecido.

"Esta exposição é para chamar a atenção da sociedade sobre o drama e a angústia dos familiares das crianças e adolescentes desaparecidos e, ao mesmo tempo, convocar todos para ações de prevenção ao desaparecimento. Quanto mais divulgarmos as fotos, maiores são as chances de encontrarmos as crianças. E a exposição colabora justamente neste sentido", afirma o presidente da Fundação Criança.

Desde a abertura, realizada em 11 de outubro, a mostra, que ficou em exposição na própria Fundação Criança de São Bernardo, já recebeu cerca de 800 visitantes. A intenção é expor o material também nas Câmaras Municipais, universidades, escolas e em organizações que atuam na área da infância e juventude.

Registro – Em caso de desaparecimento, é necessário registrar o Boletim de Ocorrência imediatamente, com base na Lei 11.259, de 2005, na delegacia mais próxima ou pelo site www.ssp.sp.gov.br/bo, com uma foto recente da criança e detalhes sobre como estava vestida, lugares que freqüentava e como era o seu comportamento.

Além disso, é preciso procurar a própria Fundação Criança, que oferece suporte psicossocial e jurídico à família e apoio à divulgação de cartazes em comércios e órgãos públicos, em sites da Rede Nacional de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos e de entidades, como as Mães da Sé e Mães em Luta, que contribuem com o processo de busca.

O Programa Reencontro: Serviço de Enfrentamento ao Desaparecimento de Crianças e Adolescentes, da Fundação Criança de São Bernardo do Campo, funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Francisco Visentainer, 804, no Bairro Assunção, São Bernardo. Mais informações pelo telefone (11) 4344-2148, com Vânia.

A Assembleia Legislativa de São Paulo fica na Av. Pedro Álvares Cabral, 201, Ibirapuera, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.