quinta-feira, dezembro 15, 2011

São Bernardo troca experiências com cidades do Mercosul

São Bernardo do Campo esteve presente na 16ª Cumbre de Mercocidades, em Assunção, no Uruguai, que teve como tema Cidadania Mercosul: livre circulação de pessoas, um direito fundamental.

Representada pelo secretário de Relações Internacionais, a Prefeitura de São Bernardo conquistou a subcoordenação de quatro das 14 unidades temáticas: Cultura, Educação, Segurança Cidadã e Juventude, além de apresentar e analisar projetos.

A Mercocidades é a principal rede de cidades do Mercosul e conta com mais de 250 municípios associados da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Bolívia, Chile, Colômbia, reunindo cerca de 80 milhões de pessoas.

Desde a sua fundação, o evento tem como objetivo a integração internacional, servindo como troca de experiência de projetos bem-sucedidos. A Cumbre é uma reunião destinada a prefeitos, mas, paralelamente, acontecem reuniões com outras unidades temáticas, como juventude, segurança urbana, planejamento urbano, entre outras.

"A importância da Mercocidades é que divulgamos o nome de São Bernardo do Campo no exterior. Além disso, inserir a cidade no cenário internacional traz uma série de benefícios. Existe a troca de projetos entre as cidades também. Se eu me interessar por algum projeto de outra cidade, vou tê-lo à disposição sem custos", afirma o secretário.

O evento aconteceu entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro. Para março de 2012 já está programada para acontecer em São Bernardo do Campo a reunião da unidade temática de juventude. Em junho, será a vez de a cidade receber a reunião da educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.