segunda-feira, julho 02, 2012

São Bernardo realiza I Encontro Municipal dos Agentes de Leitura

 
São Bernardo realiza I Encontro Municipal dos Agentes de LeituraA Prefeitura de São Bernardo do Campo realizou sexta-feira (29), na Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, no Centro da cidade, o I Encontro Municipal dos Agentes de Leitura. O evento teve como objetivo discutir a importância da mediação no estímulo à leitura e a troca de experiências vividas pelos agentes nas comunidades. Por meio dos quais são atendidos, todo mês, cerca de quatro mil pessoas.

"O prefeito tem dito constantemente que temos que transformar o comportamento das pessoas da nossa cidade e acredito que o hábito da leitura, por meio deste projeto, tem contribuído de forma significativa para esta transformação", afirmou o secretário de Cultura.

A agente de leitura Roberta de Oliveira Cipriano ressaltou o quanto participar do projeto tem sido gratificante. "Em muitas das casas que visitamos, acabamos por proporcionar o primeiro contato dessas pessoas com um livro. E ver o sorriso das pessoas, em especial das crianças, é algo que não tem preço", comentou.

O evento contou com a presença de cerca de 200 pessoas, entre as quais a jornalista e escritora Marina Colassanti, palestrante da noite, o cantor, escritor e compositor Manuel Filho, responsável por uma performance musical, e o autor de literatura Francisco Gregório Filho. O encerramento do encontro será neste sábado (30), às 16h.

Projeto – A formação de agentes de leitura é uma parceria da Prefeitura com o Ministério da Cultura. O objetivo é estimular a leitura em todas as regiões da cidade, principalmente, em bairros com baixos índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e de Ensino Básico (IDEB). E, com isso, promover a inserção econômica e social do jovem em sua comunidade.

São Bernardo conta com 120 agentes, com idades entre 18 e 29 anos e o ensino médio completo, que recebem bolsa auxilio e foram selecionados por meio de edital e processo seletivo. Os agentes recebem camisetas, bonés e mochilas para a realização de ações de estímulo à leitura nas comunidades onde vivem. E têm um acervo de cem livros de gêneros variados à disposição.

Estes jovens recebem formação continuada presencial e à distância para atuarem como mediadores de leitura nas comunidades onde vivem. Sua formação serve de suporte para que os agentes desenvolvam estratégias de sensibilização das pessoas para o universo da leitura, sempre de acordo com os interesses do público (lazer, informação), sua faixa etária (crianças, jovens e adultos) e gostos, entre outros.

Suas ações compreendem a realização de leituras em grupo, rodas de leitura, contações de histórias e a organização de saraus e encontros de leitura. Ao todo, mensalmente são emprestados cerca de 1.300 livros e atendidas cerca de 4 mil pessoas.

A primeira experiência no Brasil foi em 2005, no Ceará. No entanto, em 2008 o Ministério da Cultura alterou o formato do projeto e São Bernardo foi o primeiro a colocar os agentes de leitura nas ruas, em março de 2010. Em abril do ano passado, os agentes iniciaram as ações nas comunidades, atendendo 24 bairros da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.