quarta-feira, julho 04, 2012

Prefeitura entrega ponte entre Planalto e Independência

 
Prefeitura entrega ponte entre Planalto e Independência
A nova ponte de acesso entre os bairros Planalto e Independência, que faz ligação da Rua Benedito Conrado Filho com a Avenida Robert Kennedy, foi entregue nesta terça-feira (3), pelo prefeito de São Bernardo do Campo. Cerca de 55 mil moradores da região serão beneficiados com a nova ponte para motoristas e pedestres. O objetivo é melhorar a fluidez do trânsito da região e reduzir as distâncias de retorno.

O chefe do Executivo afirmou que a obra é uma antiga reivindicação da comunidade e foi eleita como prioridade durante o processo do Orçamento Participativo (OP) 2011. Além disso, destacou os investimentos em diversas áreas da cidade, como no combate às enchentes, que atinge a região. "A obra do Ribeirão dos Couros irá melhorar a qualidade de vida dessa população. Além da canalização do córrego, está sendo implantado um coletor tronco para disposição na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) São Caetano. Com isso, o tratamento de esgoto do município passará dos atuais 28% para 42%", disse.

A obra do Ribeirão dos Couros, que está dividida em duas etapas, também contempla a construção de avenidas marginais, desde a Avenida Piraporinha até as proximidades da Avenida 31 de Março. Ainda está prevista a construção de dois viadutos no Corredor ABD (Anel Viário Metropolitano), com cerca de 400 metros de extensão, que farão a transposição das pistas do Anel Viário Metropolitano sobre o Ribeirão dos Couros e acesso à Avenida Lions, dando maior rapidez ao tráfego. A estimativa é que a obra, que teve início em abril de 2009, seja toda concluída em 2014.

Obra – O acesso foi construído entre as ruas Sérgio Cardoso e Mário Cunha, sobre o córrego Jurubatuba, e possibilita o retorno de quem segue pela Avenida Robert Kennedy sentido Piraporinha. Antes, no local, existia uma passagem apenas para pedestres, que foi demolida para a construção da ponte.

De acordo com o secretário-adjunto de Transportes e Vias Públicas, a participação efetiva da população permite que o governo entregue o que eles realmente desejem.

"Antigamente, os motoristas contavam com um número reduzido de acessos, distante um do outro, e que na hora do pico, principalmente, causava congestionamento na Avenida Piraporinha, atrapalhando a vida das pessoas que residem na região", esclareceu.

Iniciada em novembro do ano passado, a obra compreendeu a readequação do canteiro lateral da Avenida Robert Kennedy sentido Avenida Piraporinha, viário sobre a ponte com implantação de calçadas e sarjetas, pavimentação, além de sinalização horizontal e vertical. Também foi realizada a construção de muretas de proteção e instalação de um novo sistema de semáforo.

Para o encanador Alcides Vieira di Mato, 71 anos, essa obra é muito importante para toda a região. "Está uma maravilha, fazia tempo que estava esperando por isso. Agora não precisarei dar mais volta, pegando a Avenida Piraporinha, para chegar na área verde", disse o morador do Jardim Calux.

Trânsito – Para garantir maior segurança aos motoristas e fluidez ao tráfego, o Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) realizou mudanças no viário no entorno da intervenção.

A nova ponte, localizada em frente à Rua Sérgio Cardoso, tem sentido único para retorno na Avenida Robert Kennedy, em direção à Praça Giovanni Breda. Esta opção deve ser feita por meio da uma alça lateral na altura da Rua Benedito Conrado Filho. O acesso em frente à Rua Cônego Luís Catelli passou a ter sentido único para o retorno na Avenida Robert Kennedy, sentido Piraporinha.

Também foi realizada a inversão de circulação no primeiro quarteirão da Rua dos Bicos-de-Lacre, que passou a ter sentido único até a Rua Caibar Schutel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.