quinta-feira, julho 05, 2012

Dilma estará nesta quinta-feira em SBC para a inauguração da 8ª UPA

 
Dilma estará nesta quinta-feira em SBC para a inauguração da 8ª UPACom a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, o prefeito de São Bernardo do Campo entrega nesta quinta-feira (5), às 11h, a oitava Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do município, a UPA Alves Dias/Assunção. A solenidade será na sede da unidade, localizada na Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 4.220, no Bairro Alves Dias.

A UPA Alves Dias/Assunção fará atendimento de urgências e emergências de baixa e média complexidade 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana. Sua capacidade de atendimento é de até 350 pessoas por dia e vai atender cerca de 30 bairros. A unidade, que é do tipo II (para população de 100 mil a 200 mil habitantes), tem mil metros quadrados de área construída.

Com a inauguração desta unidade, faltará apenas uma UPA para completar a rede de nove unidades do gênero prevista pela administração municipal. Até o fim do ano, será inaugurada a UPA Silvina/Ferrazópolis. Os empreendimentos fazem parte da rede de urgências e da política pactuada nacionalmente pelo Ministério de Saúde, Estados e municípios. O papel do governo federal na implantação dessas unidades consiste na parceria financeira e técnica, tanto na implementação quanto no custeio desses equipamentos de saúde.

Estrutura – Destinada ao atendimento de urgências e emergências de baixa e média complexidade, a UPA Alves Dias/Assunção terá dois consultórios de clínica médica e dois pediátricos, duas salas de observação, sendo uma com oito leitos para adultos e outra com quatro para pediatria, além de dois outros leitos em uma sala com equipamentos de UTI, que permitirão a estabilização de pacientes graves até a remoção a um hospital de referência.

No local, a população contará ainda com base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), farmácia, laboratório de análises clínicas, salas de medicação e nebulização, Raio X e eletrocardiograma. A equipe será composta por 140 trabalhadores, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, farmacêutico e auxiliares, entre outros.

UPAs entregues – As outras unidades da cidade são a São Pedro, Demarchi/Batistini, União/Alvarenga, Riacho Grande, Paulicéia/Taboão, Baeta Neves e Rudge Ramos. O atendimento humanizado é a marca da rede de UPAs. Nas unidades, os pacientes mais graves são atendidos primeiro, por meio do sistema de classificação de risco. Outras medidas para garantir o acolhimento de qualidade implicam em salas de espera com televisor e painel eletrônico de chamada, acessibilidade para pessoas com deficiência e idosos e brinquedoteca para as crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.