terça-feira, julho 03, 2012

Prefeito entrega UBS Alves Dias, a 13ª entre reforma, construção e ampliaçãoOs moradores do Alves Dias receberam, na tarde desta segunda-feira (2), a nova UBS. A Unidade Básica de Saúde foi entregue à população pelo prefeito de São Bernardo e o secretário municipal de Saúde. Totalmente reformada e modernizada, era uma demanda do Orçamento Participativo.

A UBS vai possibilitar espaço suficiente para garantir comodidade aos usuários e condições de trabalho adequado: passará de 672 m² para 942 m² no total.

Com a reforma, a unidade ganhou fachada padronizada com pórtico, sala para agentes comunitários e apoiadores, brinquedoteca, sala para reuniões comunitárias, rampa de acesso para portadores de deficiência, sala de saúde mental, escovódromo, fraldário e paredes decoradas com painéis fotográficos com personagens da comunidade.

O consultório odontológico foi ampliado, passando a contar com oito equipes. Foram construídas ainda cinco salas de espera, com capacidade para acomodar 112 pessoas. A equipe também será reforçada com mais profissionais de saúde, incluindo médicos generalistas, ginecologistas, pediatras, cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos de enfermagem, agentes comunitários e enfermeiros.

Para o prefeito, a nova UBS vai oferecer mais qualidade de atendimento aos pacientes. "O ambiente tem que ser respeitoso e acolhedor aos pacientes e aos profissionais. Nós trabalhamos para ter a melhor rede de saúde possível", disse. "Com essas mudanças, estamos construindo uma cidade muito mais acolhedora para o futuro."

A UBS, com 34 mil usuários cadastrados, abrange pacientes dos bairros Alves Dias, Vila Rica, Jardim Artuélia, Parque das Árvores/Fei Mizuho, Vila Rica, Jardim Esmeralda, Vila Sônia Maria, Assunção, Jardim Imperador, Jardim Delita, Vila Ferreira e Parque Neide.

A unidade registra mensalmente mais de três mil atendimentos médicos e outros 6.500 procedimentos de enfermagem.

"Essa unidade novinha que vocês estão recebendo hoje não era assim. Era um local cinzento, triste e sem nenhuma condição de receber seus pacientes", afirmou o secretário de Saúde de São Bernardo. "Em 2009, encontramos uma cidade com hospitais e UBSs sem remédios e sem atendimento qualificado. Agora temos uma Administração que prioriza a saúde."

A UBS Alves Dias funciona de segunda-feira à sexta, das 7h às 19h e fica na Rua Alexandre Bonício, 133, no Bairro Alves Dias.

Outras unidades – Com mais essa unidade, a atual administração já entregou 13 UBSs entre construções, reformas e ampliações. A UBS do Jardim das Oliveiras ficou pronta em 2009, enquanto a UBS Santa Cruz foi inaugurada em 2010. No ano passado, foram entregues as obras de reforma e ampliação das UBSs São Pedro, Ferrazópolis e Fincos. Em 2012, já foram inauguradas as novas sedes das UBSs Batistini e Rudge Ramos e entregues, reformadas e ampliadas as unidades Taboão, Paulicéia, Orquídeas, Planalto e Nazareth.

Na próxima quarta-feira (4) a unidade do Parque São Bernardo também será entregue à população. A UBS Vila Marchi se encontra em obras. Também no dia 4 será assinada a ordem de serviço para o início das obras na UBS Jordanópolis e da UBS Farina. Até o fim da semana, serão assinadas ainda as ordens de serviço das UBSs União, Demarchi, Riacho Grande e Vila Euclides. Ainda este ano, serão também reformadas as UBSs Vila Dayse, Selecta, Represa e Vila Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.