quarta-feira, julho 04, 2012

Lula assiste a documentário e fala de campanha no ABCD


Stuckert, Lula, Marisa e Marinho durante exibição do documentário. Foto: Rodrigo PintoO ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acompanhou na noite desta terça-feira (03/07), em São Bernardo, a exibição do documentário “Pela Primeira Vez”, que mostra a transição de governo entre Lula e a presidente Dilma Rousseff (PT), e reafirmou sua participação na campanha do ABCD. O filme foi dirigido por Ricardo Stuckert, ex-fotógrafo de Lula na Presidência da República.
Entretanto, o prefeito de São Bernardo e candidato à reeleição, Luiz Marinho (PT) explicou que Lula participará das campanhas da Região e do candidato a prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), somente em “meados de agosto”. Enquanto isso, o ex-presidente evitará participar de eventos para recuperação total da saúde. A campanha eleitoral terá início nesta sexta-feira (06/07).
“Precisamos cuidar para que ele (Lula) evite falar e poupar a voz para que em meados de agosto possa estar 100% e participar, ativamente, da campanha. Se Lula estiver melhor em meados de agosto dará uma contribuição à campanha de Haddad e na região metropolitana, pois ele evitará se locomover de avião. E nas outras cidades do país, que tiver TV, irá gravar vídeos”, explicou Marinho.
Lula não fez discurso e evitou falar com a imprensa. Com a voz fraca, o ex-presidente reafirmou, que mesmo de forma discreta, estará nas campanhas petistas do ABCD.
“Lógico (que participará da campanha). Estarei nas campanhas de Marinho, Mário Reali (Diadema), Donisete Braga (Mauá) e Carlos Grana (Santo André)”, disse Lula, ao lado de Marinho, Reali e o prefeito de Mauá, Oswaldo Dias (PT). O ex-presidente se recupera de uma dor de garganta decorrente do tratamento contra o câncer na laringe.
Dilma só uma vez em São Bernardo - A presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou que não deverá participar das eleições municipais. Entretanto, estará programada para participar da inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Alves Dias/ Assunção, em São Bernardo, na próxima quinta-feira (05/07), uma antes de começar a campanha eleitoral.
Marinho condiciona a visita de Dilma a uma programação de entrega de obras públicas e lembra que a presença da presidente foi prevista em outras inaugurações, porém, foram canceladas. O prefeito vê com naturalidade, a presidente não poder priorizar as disputas municipais.
“Lula quando estava na presidência participou menos das campanhas eleitorais e creio que Dilma está dando essa mensagem. A presidente vem na quinta-feira, mas não é campanha. É uma programação de entrega de obras, que estava prevista. Dilma teve duas oportunidade de vir (para São Bernardo) e não veio”, disse Marinho.
O prefeito afirmou que até o próximo dia 06 deverá participar de outras inaugurações. “Não sei quais. Vou fechar a agenda, mas até o prazo final vou inaugurar algumas coisas”, destacou.
De acordo com a legislação, a campanha eleitoral começa no dia 06, mas somente a partir do dia 07 é proibida a participação de agente público que disputa as eleições participar de inaugurações de obras públicas, entre outras ações.
Documentário- É a segunda vez que Lula assiste ao documentário “Pela Primeira Vez”, que mostra a transição do seu governo para a presidente Dilma Rousseff, e foi exibido na noite desta terça-feira no Cenforpe (Centro de Formação de Profissionais da Educação). Para o ex-presidente, o curta-metragem é o retrato fiel do que aconteceu em primeiro de janeiro de 2011.
“Pela Primeira Vez é o retrato fiel da passagem do poder para a primeira mulher presidente do país”, disse Lula.
O documentário é dirigido por Ricardo Stuckert, ex-fotógrafo de Lula durante os dois mandatos na presidência da República. O curta é produzido em 3D e tem 30 minutos, que conta a transmissão da faixa presidencial no contrafundo do primeiro discurso de Dilma e do encontro de Lula e o ex-vice-presidente, José Alencar, que estava internado e não pode comparecer à posse de Dilma.
A evento de São Bernardo foi a segunda exibição do documentário. A primeira foi feita em Brasília, em abril, e foi fechada para um público de 700 pessoas.
Ricardo Stuckert explica o motivo de ter feito as duas primeiras exibição em Brasília e São Bernardo, respectivamente.
“O documentário começa em Brasília com a posse e termina na festa de Lula em São Bernardo. Por isso escolhemos esses dois lugares. Mas agora vamos fazer a exibição pelo Brasil e focar no nordeste, as próximas serão na Bahia e Manaus”, explicou o diretor. O fotografo começará a editar um filme no início de 2013 com as imagens coletadas duarnte o seu trabalho na presidência da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.