segunda-feira, julho 02, 2012

Reforma e ampliação da UBS Vila Marchi começam nesta segunda-feira (2)

Demanda aprovada no Orçamento Participativo (OP) 2010, as obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Marchi terão início nesta segunda-feira-feira (2). A solenidade de assinatura da ordem de início de serviço foi realizada na sexta (29), na própria unidade, inaugurada há mais de 40 anos.

Com a ampliação, a UBS passará dos atuais 695 m² de área construída para 907 m². A obra é a primeira da saúde a contar com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A duração da reforma está estimada em seis meses.

O projeto prevê fachada padronizada com pórtico, instalação de oito cadeiras odontológicas com novos aparelhos, consultórios médicos mais amplos, salas multiprofissionais, sala para agentes comunitários e apoiadores, brinquedoteca e sala para reuniões comunitárias, além de elevador, rampa de acesso para portadores de deficiência, banheiros adaptados, escovódromo, sala de inalação e fraldário.

O prédio atual apresenta problemas estruturais, como goteiras, rachaduras, mofo nas paredes e rede elétrica deficiente, bem como consultórios e espaços acanhados e insuficientes.

Para o secretário de Saúde, que representou o prefeito na solenidade, a Administração, a exemplo de todas as outras obras realizadas na cidade, será muito exigente com a empreiteira, tanto na qualidade dos serviços quanto no cronograma. "Esta reforma foi elencada como uma das três prioridades pela comunidade da região e hoje estamos honrando esse compromisso. Vamos ter aqui, inclusive, consultórios melhores que muitos da rede privada", destacou.

Equipe mais ampla – A equipe também será reforçada, permitindo a ampliação do programa Estratégia de Saúde da Família e implantação do serviço de saúde bucal. Atualmente, há três equipes da Saúde da Família e passarão a ser quatro, com mais um médico generalista, totalizando quatro especialistas. A saúde bucal contará com quatro equipes compostas por quatro dentistas e quatro técnicos. Antes, havia apenas um dentista.

Com um cadastro de 36.795 usuários, a unidade registra mensalmente mais de dois mil atendimentos, entre consultas médicas e procedimentos de enfermagem. Cerca de 20 bairros são cobertos pela UBS. Ao todo, ela reúne mais de 80 profissionais, entre ginecologistas, pediatras, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem, farmacêutico, auxiliar de farmácia, psicólogo, agente de controle de endemias, agentes comunitários de saúde, administrativo e operacional.

As próximas unidades a serem entregues são a Alves Dias (2) e a Parque São Bernardo (4). Também na próxima semana serão iniciadas as obras das UBSs Farina, Jordanópolis, Demarchi, Riacho Grande, União e Vila Euclides.

A UBS Vila Marchi está localizada na Rua Nestor Moreira, 480, Bairro Alves Dias, mas enquanto durarem as intervenções

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.