quinta-feira, julho 05, 2012

Prefeito assina ordem de serviço para início das obras na UBS Jordanópolis

O prefeito de São Bernardo do Campo assinou nesta quarta-feira (4), no Jordanópolis, a ordem de serviço para o início da reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde do bairro. Localizada na Rua Oswaldo Cruz, ela passará dos atuais 636 m² de área construída para 909 m² e terá duas equipes ampliadas de Estratégia de Saúde da Família e do serviço de saúde bucal.

O prefeito disse que o espaço de trabalho e atendimento tem ser acolhedor. E citou algumas das unidades já entregues pela Administração, como a Taboão, Pauliceia e Planalto, que estavam em péssimo estado de conservação.

"Esta reforma vai proporcionar a expansão do Programa de Saúde da Família, além de trabalhar as ações de prevenção, promoção, diagnóstico e o tratamento precoce de doenças para toda a população do bairro de forma digna, humanizada e qualificada", disse o secretário municipal de Saúde.

A UBS Jordanópolis possui 19,4 mil usuários cadastrados, além de registrar uma média mensal de 11 mil atendimentos, entre consultas médicas e procedimentos de enfermagem. Além dos moradores do Bairro Jordanópolis, a UBS ainda abrange os bairros Cerejeiras, São Leopoldo, Alvinópolis, Santa Izabel, Jahu, Aurea, Cacilda e Danúbio, Chácara Sergipe e Jardim Novo Sergipe.

Estrutura – O projeto de reforma e ampliação da UBS Jordanópolis prevê fachada padronizada com instalação de quatro cadeiras odontológicas com novos aparelhos, consultórios médicos mais amplos, salas multiprofissionais, sala para agentes comunitários e apoiadores, brinquedoteca, sala para reuniões comunitárias, elevador, rampa de acesso para portadores de deficiência, banheiros adaptados, escovódromo, sala de inalação, fraldário e paredes decoradas com painéis fotográficos que retratarão personagens da comunidade.

Atualmente a unidade conta com duas equipes de agentes comunitários para visitas domiciliares. Com a ampliação das equipes de Estratégia de Saúde da Família e do serviço de saúde bucal, a UBS passará a contar com dois dentistas, dois técnicos e dois auxiliares de saúde bucal, dois clínicos, três ginecologistas, dois pediatras, um psiquiatra, três enfermeiros, um técnico de enfermagem, sete auxiliares de enfermagem, um farmacêutico de referência, um auxiliar de farmácia, dois psicólogos, quatro recepcionistas, um oficial administrativo, 19 agentes comunitários, um agente de endemias e um auxiliar de limpeza.

As obras estão previstas para ser entregues em oito meses. Já o local em que o atendimento será prestado durante a reforma deverá ser definido em cerca de duas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.