quinta-feira, julho 05, 2012

Prefeito entrega, no Parque São Bernardo, a 14ª UBS reformada e ampliada

Os moradores do Parque São Bernardo receberam nesta quarta-feira (4) a 14ª Unidade Básica de Saúde (UBS), que foi totalmente reformada pela Prefeitura. Com essa entrega, o prefeito já concluiu 50% das obras de 28 das 32 UBS’s do município que precisavam de algum tipo de intervenção, seja reforma, ampliação ou construção de nova sede. A unidade começa a funcionar a partir das 7h da terça-feira (10).

Na ocasião, o chefe do Executivo também assinou a ordem de serviço para início das obras de reforma e ampliação da UBS Farina, que tem previsão de ser concluída até início de 2013. Ambas intervenções foram demandas eleitas nas plenárias deliberativas do Orçamento Participativo (OP) em 2010.

De acordo com o prefeito de São Bernardo, a população é uma parte fundamental da transformação que está realizando na cidade, principalmente na saúde. "Essa UBS é um espaço acolhedor, tanto para os profissionais, que precisam atender bem a população, quanto para os moradores", afirmou.

O chefe do Executivo convidou a população a participar da inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Alves Dias/Assunção, nesta quinta-feira (5), às 11h, com a presença da presidenta Dilma Rousseff.

Obra - A unidade do Parque São Bernardo, localizada na Rua dos Vianas, 3.570, passou de 416 m² para 925 m² de área construída. Com isso, foi possível aumentar o número de consultórios e de salas, garantir maior comodidade aos usuários e trabalhadores da unidade e, consequentemente, ampliar a capacidade de atendimento. Algumas das principais mudanças dizem respeito a melhorias nos serviços de enfermagem e odontologia.

Com um cadastro de 30 mil usuários, provenientes do Parque São Bernardo, Jardim Industrial, Jardim Floral e Boa Vista, a UBS Parque São Bernardo registra atualmente 4,5 mil atendimentos médicos por mês.

A enfermagem que atendia cerca de 80 pacientes por semana, porque possuía apenas um consultório, agora, com mais espaço e maior número de profissionais, poderá efetuar até 500 atendimentos semanais. O serviço odontológico, que hoje é executado por apenas uma equipe, poderá chegar a 280 pacientes por semana com a implantação de três equipes de saúde bucal, o que possibilitará a assistência a cerca de 840 pacientes por semana.

A equipe conta com cerca de 70 profissionais, entre médicos, enfermeiros, psicólogo, agentes comunitários de saúde e equipes do programa Estratégia Saúde da Família, entre outros. Além disso, terá três equipes de saúde bucal, com três dentistas, três auxiliares e três técnicos de saúde bucal.

Além da UBS Parque São Bernardo, já foram concluídas as seguintes unidades: Jardim das Oliveiras (nova), Santa Cruz, São Pedro, Ferrazópolis, Fincos, Batistini, Rudge Ramos, Taboão, Paulicéia, Orquídeas, Planalto, Nazareth e Alves Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.