quinta-feira, julho 05, 2012

Dilma diz que virá na entrega do Hospital de Clínicas em novembro

Dilma diz que virá na entrega do Hospital de Clínicas em novembro
Dilma Rousseff aceitou, durante a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Alves Dias/Assunção, na manhã desta quinta-feira (5), o convite do prefeito de São Bernardo do Campo para vir à inauguração, em novembro, do Hospital de Clínicas da cidade. Em seu discurso, a presidente fez um balanço das ações do governo federal no aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e citou programas de atendimento à população, como o Farmácia Popular, Saúde não tem Preço, Melhor em Casa e a ampliação do Brasil Sorridente, de tratamento da saúde bucal.

Segundo Dilma, o SUS atende hoje cerca de 133 milhões de brasileiros, ou seja, 70% da população. A presidente citou, durante seu discurso, que todas essas ações só foram possíveis graças ao trabalho de seu antecessor no governo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava presente à entrega da UPA com sua mulher Marisa Letícia.

"Muito me alegra essa primeira vinda oficial a São Bernardo. É com imenso prazer que venho para a inauguração dessa UPA. Parabenizo o prefeito por esta unidade de saúde", afirmou Dilma Rousseff.

O prefeito da cidade fez um balanço das ações que sua Administração tem feito em diversas área da cidade, principalmente, na saúde. "Estamos fazendo uma revolução em várias áreas. E a saúde pública é uma de nossas prioridades. Inaugurar esta oitava UPA 24 Horas é motivo de muito orgulho e de muita satisfação. Em setembro, vai entregar a nona e última unidade, que será a do Jardim Silvina", afirmou.

Cerca de cinco mil pessoas acompanharam a entrega da UPA Alves Dias. Além de Dilma, Lula e o prefeito da cidade, participaram da inauguração os ministros Alexandre Padilha (Saúde), Mirim Belchior (Planejamento, Orçamento e Gestão), o ex-ministro Fernando Haddad, o prefeito de Diadema, Mário Reali, e diversos prefeitos, deputados e autoridades.

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre, Padilha, nesta quinta-feira, o Brasil recebe seis novas Unidades de Pronto Atendimento 24 Horas, uma em São Bernardo e as outras cinco em outros Estados.

"Com isso, chegamos a 200 UPAs em todo o Brasil. E para melhorar o atendimento, o Ministério da Saúde vai dobrar a verba de custeio para manutenção das unidades que estiverem cumprindo todas as suas obrigações", afirmou o ministro.

A UPA Alves Dias/Assunção fará atendimento de urgências e emergências de baixa e média complexidade 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana. Sua capacidade de atendimento é de até 350 pessoas por dia e vai atender cerca de 30 bairros. A unidade, que é do tipo II (para população de 100 mil a 200 mil habitantes), tem mil metros quadrados de área construída.

Com a inauguração desta unidade, faltará apenas uma UPA para completar a rede de nove unidades do gênero prevista pela administração municipal. Até o fim do ano, será inaugurada a UPA Silvina/Ferrazópolis. Os empreendimentos fazem parte da rede de urgências e da política pactuada nacionalmente pelo Ministério de Saúde, Estados e municípios. O papel do governo federal na implantação dessas unidades consiste na parceria financeira e técnica, tanto na implementação quanto no custeio desses equipamentos de saúde.

Estrutura – Destinada ao atendimento de urgências e emergências de baixa e média complexidade, a UPA Alves Dias/Assunção terá dois consultórios de clínica médica e dois pediátricos, duas salas de observação, sendo uma com oito leitos para adultos e outra com quatro para pediatria, além de dois outros leitos em uma sala com equipamentos de UTI, que permitirão a estabilização de pacientes graves até a remoção a um hospital de referência.

No local, a população contará ainda com base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), farmácia, laboratório de análises clínicas, salas de medicação e nebulização, Raio X e eletrocardiograma. A equipe será composta por 140 trabalhadores, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, farmacêutico e auxiliares, entre outros.

UPAs entregues – As outras unidades da cidade são a São Pedro, Demarchi/Batistini, União/Alvarenga, Riacho Grande, Paulicéia/Taboão, Baeta Neves e Rudge Ramos. O atendimento humanizado é a marca da rede de UPAs. Nas unidades, os pacientes mais graves são atendidos primeiro, por meio do sistema de classificação de risco. Outras medidas para garantir o acolhimento de qualidade implicam em salas de espera com televisor e painel eletrônico de chamada, acessibilidade para pessoas com deficiência e idosos e brinquedoteca para as crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.