terça-feira, julho 03, 2012

Luiz Marinho e Dilma Rousseff inauguram a oitava Unidade de Pronto Atendimento em São Bernardo

Com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, entrega a oitava Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do município, a UPA Alves Dias/Assunção.

A solenidade será nesta quinta-feira (5), às 11h, na sede da nova unidade (Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 4.220, Bairro Alves Dias.

A unidade fará atendimento de urgências e emergências de baixa e média complexidade 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana. A capacidade de atendimento é de até 350 pessoas por dia. Com 1.013,50 m² de área construída, classificada como uma UPA tipo II (população de 100 a 200 mil habitantes), a unidade beneficiará 26 bairros. Com a inauguração, faltará apenas uma UPA para completar a rede de nove unidades do gênero prevista pela administração municipal.

Até o final do ano, será inaugurada a UPA Silvina/Ferrazópolis. Os empreendimentos fazem parte da rede de urgências e da política pactuada nacionalmente pelo Ministério de Saúde, estados e municípios. O papel do Governo Federal na implantação dessas unidades consiste na parceria financeira e técnica, tanto na implementação quanto no custeio das UPAs.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, com as obras do Hospital de Clínicas na região do Grande Alvarenga, previsto para ser inaugurado em novembro deste ano, e as nove Unidades de Pronto Atendimento 24h, São Bernardo caminha para se tornar referência em saúde para todo o Brasil. As outras unidades da cidade são a São Pedro, Demarchi/Batistini, União/Alvarenga, Riacho Grande, Paulicéia/Taboão, Baeta Neves e Rudge Ramos.

O atendimento humanizado é a marca da rede de UPAs. Nas unidades, os pacientes mais graves são atendidos primeiro, por meio do sistema de classificação de risco. Outras medidas para garantir o acolhimento de qualidade implicam em salas de espera com televisor e painel eletrônico de chamada, acessibilidade para pessoas com deficiência e idosos e brinquedoteca para as crianças.

As UPAs oferecem salas de observação, com leitos para adultos e para crianças, uma sala dotada com equipamentos de UTI, que permitem a estabilização de pacientes graves até a remoção para um hospital de referência, e ainda base do Serviço Móvel de Urgências (SAMU 192), farmácia, laboratório de análises clínicas, salas de medicação e nebulização, Raio X e eletrocardiograma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.