terça-feira, julho 03, 2012

Prefeito discute no Consórcio Plano de Redução de Riscos e sacolas plásticas

Prefeito discute no Consórcio Plano de Redução de Riscos e sacolas plásticasO prefeito de São Bernardo do Campo participou, na manhã desta segunda-feira (2), da 29ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que teve como pauta, entre outros temas, o Plano Regional de Redução de Risco, a reforma das Casas Abrigo da região e a distribuição de sacolas plásticas pelos supermercados.

Alguns municípios já colocaram em prática o projeto de Plano de Redução de Risco e contam com o plano de prevenção, como é o caso de São Bernardo do Campo, Diadema e Mauá. As demais cidades do ABC discutiram a elaboração do plano pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Segundo o prefeito, em São Bernardo foram mapeadas 95 áreas precárias e a Prefeitura realizou a remoção de cerca de 1,5 mil famílias que viviam em locais de risco. Os demais prefeitos também conheceram detalhes do Sistema Integrado de Manejo e Gestão de Resíduos de São Bernardo.

Na ocasião foram discutidas melhorias para as duas Casas Abrigo, mantidas pelos sete municípios no ABC, para acolher mulheres vítimas de violência e seus filhos. O premiado Programa Casa Abrigo Regional foi criado pelo Consórcio em 2003 e, desde então, já acolheu mais de mil mulheres e crianças.

Outra pauta em debate e apresentada pelo Grupo de Trabalho Meio Ambiente do Consórcio foi sobre a regulamentação da distribuição de sacolas plásticas pelos supermercados da região.

Segundo o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Adler Alfredo Jardim Teixeira (Kiko), os sete municípios decidiram apresentar uma lei específica prevendo a obrigatoriedade dos supermercados fornecerem as sacolinhas plásticas. "Os municípios querem assegurar o direito dos consumidores. Desta forma, a lei municipal servirá como uma segurança jurídica", avalia Kiko.

A reunião analisou, ainda, documento com as demandas do Consórcio encaminhadas em audiência pública sobre o Orçamento Estadual de 2013 e informações sobre a instalação de Posto Avançado da Petrobrás em São Bernardo do Campo, durante três meses, beneficiando empresas da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.