terça-feira, julho 03, 2012

Prefeito participa da abertura do II Encontro Anual de Segurança Cidadã da Rede Mercocidades

 
Prefeito participa da abertura do II Encontro Anual de Segurança Cidadã da Rede MercocidadesSegurança cidadã e políticas integradas de prevenção à violência são os temas do II Encontro Anual de Autoridades Locais da Unidade Temática de Segurança Cidadã da Rede Mercocidades, que começou nessa segunda-feira (2), em São Bernardo do Campo. A abertura do evento foi realizada pelo prefeito de São Bernardo, na Pinacoteca Municipal, no Jardim do Mar, com a presença de autoridades de cerca de 30 municípios da América do Sul. O evento continua nesta terça-feira (3).

A Rede Mercocidades tem como objetivo promover a integração internacional e a troca de experiências de sucesso entre os 260 municípios associados do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Bolívia, Chile, Colômbia e Peru, abrangendo cerca de 80 milhões de pessoas.

O chefe do Executivo de São Bernardo ressaltou a importância de reorganizar e democratizar os espaços para avançar no que diz respeito à segurança cidadã. "É fundamental que o Estado também participe desse processo junto com o município e, assim, discuta políticas públicas que ampliem as oportunidades", disse.

Três projetos de segurança de São Bernardo serão apresentados no evento: formação em Segurança Cidadã, que capacita os guardas para atuação preventiva e comunitária, com aulas sobre relações de sociais de gênero, igualdade racial, criança e adolescente e linguagem de libras; Cidade de Paz, programa integrado de prevenção de violência em territórios vulneráveis; e a Rede de Atenção e Prevenção à Violência contra Crianças e Adolescentes de São Bernardo, ação que tem por finalidade promover a articulação dos serviços socioassistenciais e de atendimento às crianças e adolescentes no município.

Para o governador da municipalidade de Ate Vitarte, no Peru, Fausto Juan Fores Flores, segurança cidadã é um problema na América Latina. "O intercâmbio de experiências exitosas é fundamental para levarmos como alternativas para esses conflitos em nossas cidades."

Estiveram presentes à reunião, além do prefeito de São Bernardo, a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki; o prefeito de Diadema, Mário Reali; o secretário de Segurança Urbana de São Bernardo; o secretário de Relações Internacionais; e a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.