segunda-feira, julho 02, 2012

São Bernardo prorroga novamente vacinações contra paralisia e gripe

 
As campanhas de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e de prevenção da gripe foram prorrogadas até o dia 6 de julho, nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Bernardo do Campo. Apesar de a cobertura geral estar em 91,96%, a adesão da faixa etária de um ano de idade permanece baixa, com 81,62%, totalizando 8.980 doses. A meta é a imunização de 95% da população menor de cinco anos, estimada em 51.738 pessoas. Menores de cinco anos que já tomaram a vacina em anos anteriores também devem receber a dose. Outras vacinas serão aplicadas caso estejam atrasadas.

Gripe – A Secretaria de Saúde informa que, em relação aos menores de dois anos, a meta global foi atingida, no entanto, o retorno para a segunda dose da vacinação continua muito abaixo da expectativa. Apenas as crianças devem receber duas doses, com intervalo de 30 dias.

Para os maiores de 60 anos, gestantes e trabalhadores da saúde, a medicação é em dose única, mas a cobertura de 80% ainda não foi atingida. Até o último dia 26, haviam se vacinado 73,70% dos idosos (57.426), 66,83% das gestantes (5.515) e 88,29% da população infantil estimada em 16.503. Já trabalhadores da saúde somam 73,34% imunizados da população de 13.809 profissionais. Pessoas com doenças crônicas também devem se imunizar.

"Temos uma situação preocupante em algumas cidades do interior paulista, com 13 óbitos pela Influenza A H1N1, 51 óbitos na região sul do País e 13 no Paraná, além de casos graves em profissionais de saúde não vacinados, portanto, a população precisa se imunizar", orienta a chefe da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de São Bernardo.

Além de proteger contra os vírus mais comuns da doença, a vacinação dá imunidade para a Influenza A H1N1, popularmente conhecida como gripe suína. De acordo com a Divisão de Vigilância Epidemiológica de São Bernardo, a vacina diminui a incidência de outras doenças que podem surgir junto com a gripe, como a pneumonia.

Os endereços das UBSs estão disponíveis no site www.saobernardo.sp.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.