sexta-feira, janeiro 13, 2012

UPA Vila São Pedro comemora aniversário de dois anos

O prefeito em exercício de São Bernardo do Campo esteve, na tarde desta quinta-feira (12/1), no segundo aniversário da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila São Pedro. A comemoração, que foi realizada na própria unidade, contou com a presença da secretária adjunta de Saúde, funcionários, vereadores e usuários do serviço.

Inaugurada em 29 de dezembro de 2009, a UPA Vila São Pedro é a maior das seis unidades instaladas no município em volume de atendimento. De acordo com a gerente da unidade, cerca de 300 mil usuários já passaram pelo local, sendo 70% da demanda atendimento clínico.

O prefeito em exercício cantou para pacientes e funcionários do hospital e destacou a importância do equipamento para a comunidade. "Foi uma mudança total na vida das pessoas. Essa UPA é fundamental para a população e foi a primeira do Estado de São Paulo", afirma. "É um bairro que carecia deste equipamento. Tenho certeza que melhorou e muito a vida das pessoas. Estamos fazendo o que podemos para aprimorar o atendimento."
Para marcar os dois anos de fundação da unidade, foi realizado café da manhã e sorteio de brindes para os funcionários. Ao longo do dia, foi distribuído, na entrada da UPA, pipoca e algodão doce para adultos e crianças.

"Essa UPA foi fundamental para o planejamento da saúde em São Bernardo. Nós tínhamos uma grande demanda na Vila São Pedro, pois as pessoas precisavam ir até o Centro da cidade para ter um atendimento de urgência qualificado", diz a secretária adjunta de Saúde de São Bernardo do Campo.

Localizada no número 273 da Alameda Dom Pedro de Alcântara, a UPA funciona 24h, inclusive nos fins de semana, para atendimento de pequenas e médias urgências e emergências. O espaço é informatizado e preparado para atender pacientes graves até que sejam removidos para um hospital de referência.

Com capacidade para atender cerca de 450 pacientes por dia, a UPA reúne clínica médica, pediatria, laboratório de análises, serviço de raio X, sala de medicação e nebulização, leito de observação para crianças e adultos, ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de uma farmácia 24 horas com medicamentos gratuitos para os pacientes atendidos no local.

Quem também estava emocionada na comemoração era a dona de casa Michele Matias, 30 anos, mãe do primeiro filho que nasceu na UPA Vila São Pedro. " Davi tem um ano e um mês. Foi muito tranqüilo. Fiquei preocupada por ser o primeiro parto, mas o atendimento foi muito bom" afirma Michele, moradora do bairro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.