terça-feira, janeiro 17, 2012

Hemocentro de São Bernardo faz campanha para ampliar estoque de sangue nas férias

O Hemocentro Regional, localizado em São Bernardo do Campo, realiza campanha para ampliar o número de doadores de banco de sangue neste período de férias. A medida visa conscientizar a população a colaborar mais com o banco de sangue nesta época, quando o índice de acidentes automobilísticos tende a aumentar, o que demanda um maior número de transfusões de sangue.

De acordo com a gerente da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), Solange Rios, o estoque cai até 30% nas férias em relação aos outros meses do ano. Atualmente, o estoque conta com 1.278 bolsas, o que equivale a 67% do ideal. Para manter uma reserva segura, a unidade precisa trabalhar com no mínimo 75% da sua capacidade total, que é de 1.875 bolsas por mês.

"Outro objetivo é ampliar o incentivo à doação também para o público a partir de 16 anos, que desde 2011 já pode participar da campanha", explica Solange. Para isso, é necessário levar cópia do documento de identidade do doador e de um responsável maior de idade e preencher uma autorização no momento da doação. Se desacompanhado, levar cópias dos documentos de identidade do menor e do responsável, além da autorização para doação com firma reconhecida em cartório. O formulário pode ser retirado no posto de coleta ou no site www.colsan.org.br.

Quem pode doar - Para doar, basta estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos, peso igual ou superior a 50 quilos, estar alimentado e apresentar documento de identificação oficial com foto (RG, Carteira Profissional e Carteira de Habilitação).

Antes da doação, a pessoa é submetida a entrevista a fim de reduzir os riscos de transmissão de doenças aos pacientes que recebem transfusões de sangue. Em seguida são feitos testes no sangue coletado, como triagem sanguínea. Os resultados dos exames e a carteirinha de doador ficam prontos em aproximadamente 30 dias e devem ser retirados no posto de coleta.
O Hemocentro Regional funciona de segunda a sábado, das 8h às 13h. O endereço é Rua Pedro Jacobucci, 440, Vila Euclides. A unidade reúne doações que abastecem seis hospitais do Grande ABC. Mais informações pelo telefone 4332-3900.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.