quinta-feira, janeiro 12, 2012

Ação na Redenção com a Jurubatuba visa tornar o trânsito mais seguro

Motoristas e pedestres que passarem nesta quarta-feira (11/1), das 9h às 11h30, pelo cruzamento da Avenida Redenção com a Rua Jurubatuba irão receber folhetos explicativos e instruções em relação ao programa Travessia Segura – Respeito à Segurança para Todos!.

A ação, desenvolvida por intermédio do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e os sete municípios, tem como objetivo priorizar o pedestre na faixa de travessia, reduzindo em até 50% o número de acidentes por atropelamento até 2020.

Desde dezembro do ano passado, quando teve início o programa, monitores e educadores da Secretaria de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo dialogaram com 3,5 mil motoristas, por meio de materiais explicativos e educativos, em sete cruzamentos da cidade. Os próximos locais a receber a ação são Rua Marechal Deodoro esquina com Avenida Francisco Prestes Maia, em 24 de janeiro, final da Avenida Brigadeiro Faria Lima, sentido Paço, no dia 27, e Rua Djalma Dutra com Avenida Jurubatuba, no dia 31.

Além disso, a comunidade que receber as atividades do projeto Tempo de Férias, do dia 14 a 21 de janeiro, ainda terá orientações sobre o programa Travessia Segura. Palestras, cursos, atividades nas escolas, bairros e comunidades também estão sendo realizadas no município.

Para fins de acompanhamento, a campanha será avaliada e supervisionada continuamente pelo Departamento de Trânsito de cada município. O objetivo é garantir os resultados propostos. As autuações, previstas para acontecer em março, serão feitas após o trabalho de conscientização e ampla campanha de implementação do programa. A fiscalização deverá ocorrer em locais com grande aglomeração de pedestres e alguns pontos sem semáforos.
O que o motorista precisa saber sobre a campanha:

• Reduza a velocidade quando avistar a faixa de pedestre.

• Redobre a atenção ao se aproximar da faixa de pedestre.

• Ao avistar alguém solicitando a travessia, reduza a velocidade.

• Avalie as condições de segurança para o pedestre antes de conceder a prioridade, acompanhe pelos espelhos retrovisores a movimentação de outros veículos.

• Aguarde a completa travessia dos pedestres para colocar seu veículo em movimento.

• Nunca pare sobre a faixa de pedestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.