terça-feira, janeiro 31, 2012

Prefeitura oferece oficina de artesanato a mães durante horário do tratamento de filhos no CAPSi

Criado pela Prefeitura de São Bernardo há pouco mais de um ano, o Programa de Geração de Renda do Centro de Atenção Psicossocial Infantil I (Capsi) possibilita que as mães dos usuários do serviço incrementem o orçamento familiar enquanto esperam pelo atendimento de seus filhos.

As participantes podem cursar oficinas de artesanato nas quais produzem bijuterias, panos de prato, cachecol, chaveiros, camisetas e tapetes, entre outras peças. Os produtos são comercializados tanto no local quanto em eventos promovidos pela Divisão de Saúde Mental do município.

Constituído por seis pessoas, entre pais e funcionários, o grupo reúne técnicos, oficineiros, assistente social e psicóloga. O encontro acontece todas as segundas-feiras, das 14h às 16h, na própria unidade, localizada no Complexo Aldemar Moreira, na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Rolando Ramacciotti.

Outra finalidade é envolver a participação das crianças e jovens atendidos pelo Capsi, que cuida de menores até 17 anos e 11 meses com quadros psiquiátricos graves, como autistas, psicoses infantis e alterações de comportamento importantes. Também é realizado trabalho de orientação, apoio e suporte terapêutico para as famílias.

As oficinas de artesanato contam com a supervisão de uma psicóloga e oficineira, de mães que agregam suas habilidades ao grupo, além de trazerem novidades e pesquisas sobre tendências e técnicas. Futuramente, as participantes planejam montar uma cooperativa para profissionalizar o negócio.

"O primeiro passo nesse sentido já foi dado com a aquisição de uma máquina de silk-screen para a impressão de camisetas alusivas às campanhas de conscientização do autismo, também conhecido por transtorno invasivo do desenvolvimento, que responde por mais de 40% dos casos atendidos aqui no Capsi", explica a psicóloga e coordenadora do atendimento. Atualmente, permanecem em atendimento nos grupos terapêuticos 161 crianças e adolescentes, sendo 14 casos em atendimento intensivo.

Para a dona de casa Ijacy Gomes Pedreschi, a iniciativa é válida. "Eu ficava aqui horas esperando por minha filha sem nada para fazer, agora me sinto útil e ocupo minha mente. Quando você tem um filho com problema, só pensa nele, mas hoje já é possível ter planos para o futuro", cita.

O Centro de Atenção Psicossocial Infantil funciona na Rua Warner, 300, no Jardim Hollywood. O telefone para mais informações é 4365-2411.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.