sexta-feira, janeiro 06, 2012

Depois de se preparar em 2011, SBC intensifica combate a enchentes


Depois de se preparar em 2011, SBC intensifica combate a enchentesO ano começa com São Bernardo ampliando o combate às enchentes. A Prefeitura executou, ao longo de 2011, a Operação Guarda-Chuva e de 1º de dezembro a 15 de abril os trabalhos preventivos e emergenciais são intensificados. É neste período que caem as chuvas mais fortes.

Os 14 piscinões da cidade estão limpos. A Prefeitura investiu R$ 3 milhões na realização dos serviços. Além disso, executou obras de redução de riscos, manutenção e limpeza da drenagem urbana, ampliação de dois para 23 medidores de nível de chuva (rede pluviométrica), remoção de famílias, monitoramento de locais críticos e reuniões com a comunidade.

Nesta temporada, duas importantes medidas serão colocadas em prática. A Operação Informar para Prevenir distribuiu materiais informativos nas 58 áreas de risco e realizou reuniões com a comunidade nas 38 áreas prioritárias para reforço de informações.

Na Operação Alerta Sai de Casa, uma Rede de Refúgios e de Voluntários de Defesa Civil será montada para auxiliar as famílias que moram nos locais de risco em casos de remoção ou de acidentes. Caso seja necessário, os desabrigados ficarão em um refúgio, caso de precisar deixar a residência por algumas horas, ou em abrigos, quando for preciso se ausentar por dias, até que possam voltar sem riscos para os seus lares.

As áreas de risco da cidade estão classificadas por escala de 1 a 4, sendo 4 a retirada imediata das famílias de suas casas, mas essa classificação poderá ser alterada devido às chuvas.

Operação Guarda-Chuva foi criada pelo Decreto 17.303, de 25 de novembro de 2010 e está em seu segundo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.