quinta-feira, janeiro 19, 2012

São Bernardo sedia reunião extraordinária do GT de Ferramentaria


A Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo realizou, na manhã desta quarta-feira (18/1), reunião extraordinária do Grupo de Trabalho (GT) de Ferramentaria. Este foi o terceiro encontro promovido pelo setor e ocorreu no auditório da Câmara Municipal. O evento é uma iniciativa das secretarias de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo e de Diadema.

Estavam presentes na reunião aproximadamente 40 pessoas, entre empresários e representantes de entidades ligadas ao setor. Além do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo, também compareceram o prefeito de Diadema, Mário Reali, representantes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV Projetos), que presta consultoria nas ações relacionadas aos grupos de trabalho organizados pela Prefeitura, como os de ferramentaria, moveleiro, turístico e metalmecânico.

Segundo o secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo de São Bernardo, as propostas discorreram sobre a elaboração do formato jurídico do Arranjo Produtivo Local (APL) de Moldes e Ferramentaria de São Bernardo e Diadema, bem como a discussão sobre abertura de linha de crédito destinadas ao segmento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), hoje o principal instrumento de financiamento de longo prazo para a realização de investimentos em todos os segmentos da economia.

"O setor tem sido muito prejudicado no País nos últimos anos por conta das importações e também devido à falta de atenção de governos anteriores. Por isso, ações como essa, que temos efetuado em parceria com o poder público, empresários e entidades representativas, têm a proposta de reverter esse cenário", afirma o titular da Pasta. O APL será constituído inicialmente entre os municípios de São Bernardo e Diadema para que, no futuro, o tema seja levado ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

O grupo, que tem como objetivo marcar gradativamente reuniões individuais com as montadoras e dialogar com setores de petróleo e gás, defesa e ferrovia e com empresas do seguimento eólico, tecnologia da informação e linha branca, debaterá nas próximas reuniões a realização de uma Feira de Moldes e Ferramentas no Pavilhão Vera Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.