segunda-feira, janeiro 02, 2012

ACONTECEU EM 23/12/2011 - Prefeito apresentou balanço dos três anos de governo e destaca investimentos em obras

Investimentos pesados no atendimento das principais demandas da população, melhorando a qualidade de vida dos moradores de São Bernardo do Campo. Essa foi a avaliação pelo prefeito do município dos três anos de gestão apresentada durante coletiva de imprensa realizada sexta-feira (23/12) em seu gabinete.

De acordo com o chefe do Executivo, São Bernardo está passando por um processo de transformação que inclui realizações a curto, médio e longo prazo. "Foi um ano muito positivo para a cidade e meu plano de governo está sendo cumprido rigorosamente. Os maiores desafios são aqueles projetos que dependem de instituições públicas ou privadas, como no caso do Metrô Leve, no qual estamos empenhados desde o início para sua concretização, mas que, no entanto, é uma obra de responsabilidade do Governo do Estado. Estamos pautados pela mudança de comportamento da população", disse. "Posso afirmar que este terceiro ano de governo está sendo o melhor, pois estamos acelerando o processo para dar continuidade às realizações nos próximos anos", conclui.

Entre as demandas que têm recebido especial atenção da Prefeitura estão as enchentes. O chefe do Executivo destacou que a Administração irá investir R$ 275,4 milhões na construção de um piscinão nas proximidades do Shopping Metrópole, realizar a canalização dos córregos Ipiranga, Capuava, Ribeirão dos Meninos e Pindorama, tudo em parceria com o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) II. Outras medidas preventivas contra as enchentes já foram tomadas, como 45 mil serviços de limpeza e reparos de bocas de lobo, assim como a limpeza de 14 piscinões.

"As obras de drenagem, acompanhadas das intervenções que estão sendo realizadas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), irão mudar o padrão da qualidade de vida dos moradores. Saneamento em dia e córrego limpo significam evitar doenças", esclareceu.

Principal demanda da população no início do Governo, a Saúde também teve investimentos expressivos. As obras do Hospital de Clínicas, no Bairro Alvarenga, estão aceleradas. O prefeito afirmou que já enviou um relatório do andamento da intervenção ao governador de São Paulo que prometeu ajudar na compra dos equipamentos. Outra importante realização na área foi a inauguração, desde o início da Administração, de seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Outras três serão entregues até o final de 2012.

Outro destaque foi na área de Habitação A Prefeitura entregou 1.132 moradias em 2011, totalizando 1.556 desde o início da gestão. A previsão é entregar 5.200 unidades até 2013. Quanto ao projeto de regularização fundiária, o processo já está em andamento em 28 áreas prioritárias, com cerca de 7.660 unidades habitacionais. Na Vila Nova Antunes, Vila das Valsas, Botujuru e Conjunto Habitacional Billings a ação está adiantada.

As crianças da cidade tiveram motivos para comemorar em 2011. Na Educação, mais vagas foram criadas neste ano, totalizando 4,7 mil já entregues – a meta é chegar a 16 mil em 2012. A rede municipal de ensino ganhou 15 mil netbooks novinhos, com o objetivo de ajudar no desenvolvimento e aprendizado dos alunos em sala de aula. Além das atividades em classe, as crianças também já ganharam 27 quadras poliesportivas totalmente cobertas, sendo que outras 27 serão entregues até o final de 2012.

Na área esportiva, São Bernardo também fez bonito. Em 2011, a cidade voltou a conquistar os Jogos Regionais e os Jogos Abertos do Interior depois de 38 anos, encerrando um jejum que durava desde 1973. O município ainda teve grande destaque em outras modalidades, como no handebol, vôlei, futsal e tênis de mesa.

Neste ano, a população teve voz na Administração da cidade. O Orçamento Participativo realizou 20 plenárias de prestação de contas, que tiveram a participação de 11 mil pessoas. O orçamento de 2011 contemplou 58 demandas aprovadas nas deliberativas de 2010, o que corresponde a R$ 504 milhões de investimentos, ou 16,8% do orçamento total.

Para 2012 e 2013, o prefeito destacou que irá dar continuidade às intervenções já realizadas e aproveitar as oportunidades que podem ocorrer na área econômica, como o aeroporto destinado à aviação de carga e executiva, além do parque tecnológico com foco nas indústrias de defesa, petróleo e gás. Também citou o início da construção do Sistema de Processamento e Aproveitamento de Resíduos e Unidade de Recuperação Energética (SPAR-URE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.