quarta-feira, janeiro 18, 2012

Banco de Leite de SBC precisa de doadoras para ampliar o estoque

Sempre é tempo para exercer a cidadania, principalmente quando os beneficiários são os bebês que dependem de doações do Banco de Leite Humano, do Hospital Municipal Universitário de São Bernardo do Campo (HMU).

Para suprir a necessidade e manter um estoque de segurança do material na unidade é preciso pelo menos 300 litros por mês. Atualmente, o Banco de Leite de São Bernardo detém um volume total de 243 litros doados por 104 voluntárias. O alimento se destina a crianças prematuras de alto risco que precisam ficar internadas e as mães produzem pouco leite.

De acordo com a responsável pelo Banco de Leite do HMU, a queda é de 20% a 30% neste período e tem início no final de dezembro, em época de festas, normalizando somente após o feriado de Carnaval.

Mas não é apenas em época de festas e férias que o Banco de Leite Humano registra queda no estoque. Durante o inverno, principalmente no mês de julho, quando o frio costuma ficar mais intenso, o clima contribui para a diminuição das doações. Segundo ela, além da produção de leite cair naturalmente, as mães tiram menos leite devido ao frio.

Quem pode doar - O leite materno é importante para diminuir a mortalidade neonatal e assegurar uma melhor qualidade de vida aos recém-nascidos. Além de ser uma grande fonte de proteínas e calorias, possui anticorpos que protegem a criança contra infecções até os dois anos de vida.

Para doar, as mães devem produzir leite em excesso e não serem portadoras do vírus HIV ou terem hepatite, sífilis ou rubéola. A coleta do leite é feita pela própria doadora em sua residência e, semanalmente, o hospital vai ao domicílio receber a doação, que pode ser feita o ano inteiro, todos os dias da semana. O material necessário para a coleta do leite é fornecido pelo hospital.

Antes da liberação para consumo, o HMU promove um rigoroso controle de qualidade no leite doado, que também passa por um processo de pasteurização para a eliminação de bactérias e é submetido a um teste de controle microbiológico.

Doação – As interessadas devem entrar em contato com o HMU e realizar o pré-cadastro. Serão solicitados os exames do pré-natal, que serão verificados na casa da doadora no momento de entrega do leite materno, quando serão dados os potes esterilizados para a mãe já começar a armazenar o leite.

O Banco de Leite Humano está localizado no Hospital Municipal Universitário. O endereço é Avenida Bispo César D’Acorso Filho, 161, no Rudge Ramos. Mais informações pelo telefone 4265-1480.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.